Vídeo: Jac Leirner recebe o 2019 Wolfgang Hahn Prize

0

Cerimônia de premiação e abertura no Museum Ludwig, Colônia (Alemanha)

Este ano, a Gesellschaft für Moderne Kunst am Museum Ludwig está prestigiando Jac Leirner com o Wolf­gang Hahn Prize. A artista brasileira, nascida em São Paulo em 1961, vem realizando uma análise sutil de sistemas sociais e representacionais há muitos anos.

Objetos do cotidiano descartados, geralmente fabricados industrialmente, são a matéria-prima para a criação de suas instalações, colagens e esculturas de acordo com os princípios de coleta, acumulação e classificação, que desempenham um papel importante em seu trabalho. Isso resulta em obras densas, muitas vezes minimalistas, que jogam com os níveis estético, representacional e sociocultural do significado dos objetos.

Sobre Jac Leirner

Jac Leirner nasceu em 1961 em São Paulo, onde continua morando e trabalhando. Foi nesta cidade que aconteceu a primeira exposição da artista, em 1982. Em 1991, Jac Leirner estrelou exposições individuais no In­sti­tute of Con­tem­po­rary Art em Bos­ton, Mu­se­um of Mod­ern Art em Ox­ford e Walk­er Art Cen­ter, em Min­neapo­lis.

Desde então, a artista tem exibido continuamente em uma variedade de instituições de renome em todo o mundo. Em 2011, realizou uma grande retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo (2011); também expôs no Museo Tamayo Arte Contemporáneo, na Cidade do México (2014), no Museu de Arte Contemporânea de Xangai (2016) e no Museu Irlandês de Arte Moderna em Dublin (2017).

Leirner participou de inúmeras bienais, incluindo a Bienal de São Paulo em 1989 e 1994, a Bienal de Veneza em 1990 e 1997, a Bienal de Havana em 2000 e a Bienal do Mercosul em Porto Alegre, Brasil, em 2005 e 2015. Na Alemanha, as obras de Leirner foram exibidas na Documenta IX, em 1992, e no mesmo ano na Josef-Haubrich-Kunsthalle, em Colônia.

Share.

Leave A Reply