Programa empreendedor que abriga galerias visitantes em cidades como Londres e Nova York, Condo acaba de revelar os detalhes de sua segunda edição em São Paulo
Após uma bem sucedida primeira edição, realizada em 2018 e tendo apenas a Galeria Jaqueline Martins como espaço expositivo, o projeto Condo retorna a São Paulo em formato mais ambicioso, desta vez apresentando 11 galerias internacionais em 9 diferentes espaços de São Paulo. A abertura ocorrerá nos dias 30 e 31 de Março, das 14 às 18 horas em ambos os dias.
Condo é uma exposição colaborativa de larga escala entre galerias internacionais que ocorre anualmente em Londres e Nova York. As galerias anfitriãs compartilham seus espaços com as galerias visitantes – seja co-curando uma exposição ou dividindo e alocando seus espaços. A iniciativa incentiva o debate e reavaliação dos modelos expositivos existentes, reunindo recursos e agindo em conjunto para propor um ambiente mais propício para que galerias experimentais consigam expor internacionalmente.
Em 2018, São paulo sediou uma mini versão do Condo (uma edição da “Unit”) na própria Galeria Jaqueline Martins e contou com apresentações de oito galerias. Este ano traz uma versão ampliada do evento, com nove galerias de São Paulo hospedando 11 espaços de fora da cidade.
“Depois de algumas conversas com Vanessa Carlos [a organizadora do Condo London], decidimos criar algo diferente dos outros Condos, então a primeira edição do Condo São Paulo tornou-se Condo São Paulo Unit”, disse Martins a ArtNews. “Foi um sucesso e outras galerias da cidade aderiram ao projeto. Estou muito feliz em organizar uma segunda edição maior, porque ainda acho que o modelo de negócios que temos hoje está longe do ideal”.
Condo foi fundado em 2016 como uma alternativa ao modelo de feira de arte. Ele permite que galerias de uma determinada cidade hospedem seus colegas de outros locais, sendo que as empresas visitantes pagam pequenas taxas que, comparadas às associadas a exibição em feiras, são mínimas.
Abaixo, a lista completa de participantes do segundo Condo São Paulo:
- Galeria Jaqueline Martins recebe Gallery P420 (Bolonha), até 18 de maio
- Galeria Marilia Razuk recebe Galerie Antoine Levi (Paris) e o Instituto de Visión (Bogotá), até 27 de abril
- Galeria Luciana Brito recebe Galeria Madragoa (Lisboa), até 4 de maio
- Galeria Leme AD recebe Galeria Nuno Centeno (Porto), até 4 de maio
- Sé Galeria recebe Proyectos Ultravioleta (Guatemala) e Galeria PM8 (Vigo), até 27 de abril
- Casa Triângulo recebe Grimm Gallery (Amsterdam/Nova York), até 11 de maio
- Central Galeria recebe The Sunday Painter (Londres), até 18 de maio
- Galeria Raquel Arnaud recebe Mor Charpentier Galerie (Paris), até 8 de junho
- Galeria Lume recebe Levy.Delval (Bruxelas), até 5 de maio