Kara Walker é a escolhida da Tate Modern para o projeto da Turbine Hall de 2019

0

A artista foi selecionada para criar uma obra site-specific que ocupará a monumental Turbine Hall entre 2 de outubro de 2019 a 5 de abril de 2020.

A artista multidisciplinar, residente em Nova York, é conhecida por suas explorações sinceras de raça, gênero, sexualidade e violência, desde desenhos, gravuras, murais, bonecos de sombra e projeções a grandes instalações escultóricas. Seus elementos mais conhecidos sejam, talvez, as figuras recortadas de papel preto, frequentemente referenciando a história da escravidão nos Estados Unidos, completou sua primeira comissão pública em grande escala em 2014. A obra, uma monumental figura esférica coberta de açúcar, foi exposta na abandonada Domino Sugar Refinery, no Brooklyn, naquele ano. Desde então, Walker projetou e dirigiu a produção de Norma para a 53ª Bienal de Veneza e criou The Katastwóf Karavan, 2017, uma instalação musical que tomou a forma de um órgão movido a vapor, como parte da Prospect.4, trienal de Nova Orleans.

“Kara Walker aborda sem medo alguns dos problemas mais complexos que enfrentamos hoje”, disse Frances Morris, diretor da Tate Modern, em um comunicado. “Seu trabalho aborda história e identidade com uma franqueza poderosa, mas também com grande compreensão, nuance e inteligência. Vê-la responder à escala industrial do Turbine Hall – e ao contexto mais amplo da história de Londres e da Inglaterra – é uma proposta extremamente empolgante”.

Desde a inauguração da Tate Modern, em 2000, a Turbine Hall já recebeu algumas das mais memoráveis e aclamadas obras de arte contemporânea do mundo, atingindo milhões de espectadores todos os anos. A forma como os artistas como Tania Bruguera, Superflex e Philippe Parreno interpretaram esse vasto espaço industrial revolucionou as percepções públicas da arte contemporânea no século XXI. A comissão anual da Hyundai oferece aos artistas uma oportunidade de criar novos trabalhos para esse contexto único. As comissões são possíveis graças à parceria de longo prazo entre a Tate e a Hyundai Motor, confirmada até 2025 como parte do mais longo compromisso de um patrocinador corporativo na história da Tate.

A Comissão Hyundai 2019 tem curadoria de Clara Kim, curadora sênior, arte internacional (África, Ásia e Oriente Médio), e Priyesh Mistry, curadora assistente, arte internacional.

Share.

Leave A Reply