Dos 75 artistas anunciados, um abriu mão de sua participação. Confira os outros números relacionados às presenças deste ano
O Whitney Museum, em Nova York, revelou a lista da sua bienal deste ano, que tem como objetivo oferecer uma visão abrangente da arte americana hoje. Com curadoria de Rujeko Hockley e Jane Panetta, o evento vai de 17 de maio a 22 de setembro.
Em um comunicado, Hockley disse que a feira deste ano – a 79ª edição da Bienal – deve focar na “exploração da história para reimaginar o presente ou futuro, uma consideração profunda e sustentada de questões de equidade ao longo de linhas financeiras, raciais e sexuais, e a preocupação com as mudanças climáticas e as explorações da vulnerabilidade do corpo”.
A bienal tem curadoria de Rujeko Hockley e Jane Panetta e vai apresentar obras de 75 artistas e coletivos, em sua maioria afor-descendentes.
A ARTnews analisou os números que envolvem esta seleção de artistas:
- 75: O número de artistas que participam da edição 2019 da bienal. Isso é um pouco mais que a edição de 2017, que contou com 63 artistas.
- 50: A porcentagem de artistas mulheres. Este é um aumento acentuado em relação à edição anterior da Whitney Biennial, onde 25 dos 63 artistas – cerca de 40% – eram mulheres.
- 20: O número de artistas que são mais jovens que Jesus (ou seja, tem menos de 33 anos). Em uma declaração, Panetta disse que a Bienal de Whitney de 2019 tem tendências mais jovens porque “muitos artistas que encontramos estão lutando e enfrentando menos oportunidades de apresentar publicamente seus trabalhos”.
- 0: O número de artistas na bienal que estiveram na exposição “Younger Than Jesus”, no New Museum, em 2009.
- 5: O número de coletivos incluídos. Entre eles está a Forensic Architecture, grupo liderado por Eyal Weizman que foi indicado para ao Prêmio Turner em 2018.
- 5: O número de artistas da Bienal de 2019 que também participou de uma edição anterior. Uma delas é Nicole Eisenman, que também exibiu suas obras nas Bienais de Whitney de 1995 e 2012, fazendo desta sua terceira participação. Os outros que já apareceram em uma Whitney Biennial anterior são Sam Green, James Luna, Carissa Rodriguez e Barbara Hammer.
- 2: O número de artistas de Miami participando desta vez. Isso já significa que há mais artistas daquela cidade do que qualquer uma das quatro últimas Bienais de Whitney, cada uma com exatamente zero artistas residentes nesta cidade. Essa ausência tornou-se um ponto de destaque na última Bienal, como resultado de uma reportagem do New York Times sobre o assunto.
- 38: O número de artistas da mostra residentes, pelo menos em parte do tempo, em Nova York. Por outro lado, apenas oito artistas chamam Los Angeles de lar.
- 11: Número de artistas com residências fora dos Estados Unidos.
- 16: Artistas nascidos fora dos EUA. Quatro deles artistas são africanos.
- 4: Artistas representados pela Company Gallery, de Nova York: Barbara Hammer, John Edmonds, Troy Michie e Tiona Nekkia McClodden, o que significa que quase metade de seu rol está sendo exibida na Whitney Biennial. Não muito atrás, está a galeria 47 Canal de Nova York, que tem três artistas – Janiva Ellis, Josh Kline e Elle Pérez – na edição de 2019. (Na edição de 2017, o 47 Canal também teve três artistas).
- 1: James Luna é o único artista da exposição que não está mais vivo. Ele faleceu aos 68 anos, em 2018.
- 1. O artista Michael Rakowitz retirou sua participação. Ele se sentiu incomodado com o envolvimento de Warren Kanders – proprietário e CEO da Safariland, um fabricante de armas multibilionário – como vice-presidente da Whitney.
- 0: Nenhum artista da bienal foi anunciado oficialmente para a exposição principal na Bienal de Veneza de 2019. Abertura da Bienal de Veneza abre ao público seis dias antes da Whitney Bienal… até lá, quem sabe?
Confira a lista completa
Eddie Arroyo
Korakrit Arunanondchai
Olga Balema
Morgan Bassichis
Blitz Bazawule
Alexandra Bell
Brian Belott
Meriem Bennani
Robert Bittenbender
Lucas Blalock
Garrett Bradley
Milano Chow
Colectivo Los Ingrávidos
Thirza Cuthand
John Edmonds
Nicole Eisenman
Janiva Ellis
Kota Ezawa
Brendan Fernandes
FIERCE and Paper Tiger Television
Marcus Fischer
Forensic Architecture
Ellie Ga
Nicholas Galanin
Sofía Gallisá Muriente
Jeffrey Gibson
Todd Gray
Sam Green
Barbara Hammer
Ilana Harris-Babou
Matthew Angelo Harrison
Curran Hatleberg
Madeline Hollander
Iman Issa
Tomashi Jackson
Steffani Jemison
Adam Khalil, Zack Khalil, and Jackson Polys
Christine Sun Kim
Josh Kline
Autumn Knight
Carolyn Lazard
Maia Ruth Lee
Simone Leigh
Daniel Lind-Ramos
James Luna
Eric N. Mack
Calvin Marcus
Tiona Nekkia McClodden
Troy Michie
Joe Minter
Keegan Monaghan
Caroline Monnet
Darius Clark Monroe
Ragen Moss
Sahra Motalebi
Marlon Mullen
Jeanette Mundt
Wangechi Mutu
Las Nietas de Nonó (Lydela Nonó and Michel Nonó)
Jenn Nkiru
Laura Ortman
Jennifer Packer
nibia pastrana santiago
Elle Pérez
Pat Phillips
Gala Porras-Kim
Walter Price
Carissa Rodriguez
Paul Mpagi Sepuya
Heji Shin
Diane Simpson
Martine Syms
Kyle Thurman
Mariana Valencia
Agustina Woodgate