Arte e tecnologia se combinam nesta performance da pioneira Marina Abramovic, na Serpentine Galleries
Durante uma semana, a Serpentine Galleries vai hospedar “The Life”. Os visitantes irão experimentar simultaneamente um encontro íntimo e digital com a artista, nesta primeira performance em grande escala do mundo a usar realidade mista – tecnologia que une características da realidade virtual com a realidade aumentada.
The Life é uma performance inédita, com duração de 19 minutos, que se baseia na fascinação de longa data de Marina Abramovic com a noção de ausência material. O uso da realidade mista permite que a artista explore ainda mais como usar seu próprio corpo como sujeito e objeto, mapeando novos territórios na interseção entre tecnologia e performance. The Life é produzido por Tin Drum, um estúdio norte-americano/britânico que trabalha exclusivamente em Realidade Mista.
O uso dessa nova tecnologia em evolução por Abramovic reflete seu envolvimento nas construções sociais e históricas mais amplas de nossos tempos. Como colaborador em todo o processo criativo, o Tin Drum concentrou-se em representar a autenticidade da visão da Abramovic, criando uma performance que somente essa tecnologia de Realidade Mista pode oferecer. “O fato de o projeto poder ser repetido em qualquer lugar do mundo enquanto eu não estiver lá é alucinante. Eu posso estar presente em qualquer lugar do planeta”, disse a artista.
A colaboração com Tin Drum traz o trabalho de Abramovic para um público mais amplo. Ela afirma: “Esta é a primeira vez que um artista usa essa tecnologia para criar uma performance, mas esse experimento é apenas o começo. Espero que muitos outros artistas me sigam e continuem explorando a Realidade Mista como forma de arte”.
Para interagir com a performance, os visitantes receberão um dispositivo chamado Magic Leap One, monitor de retina virtual montado na cabeça que sobrepõe imagens 3D geradas por computador sobre objetos reais. Ao contrário da Realidade Virtual, a Realidade Mista permitirá que a galeria e outros visitantes sejam completamente visíveis como parte da experiência. Um círculo cercado com cinco metros estará no centro da galeria, onde a representação digital da Abramovic será visível através do dispositivo Magic Leap One. Os visitantes estarão livres para explorar os movimentos da artista como se ela estivesse realmente na sala.
Descrevendo a experiência, Abramovic diz: “Quando eu coloquei os óculos pela primeira vez, foi uma experiência muito chocante – a sensação de que eu estava lá e não estava lá ao mesmo tempo”.
Para criar The Life, Abramovic passou por um extenso processo de captura volumétrica – uma representação fotográfica autêntica e comovente da forma humana – que só é possível em alguns estúdios ao redor do mundo (neste caso, 4D Views na França).
“The Life” estará em exibição de 19 a 24 de fevereiro. A entrada é gratuita, mas a reserva é necessária. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com a última entrada às 17h.
The Life foi concebida, escrita e executada por Marina Abramovic
Direção: Todd Eckert
Produção: Tin Drum
Captação: 4D Views
Dispositivos fornecidos pela Magic Leap