A obra se juntará à exposição permanente do museu depois de participar da mostra sobre artistas da Era de Ouro Holandesa
A pintura, “Head of a young man, with clasped hands: Study of the figure of Christ” (c. 1648–1656) foi identificada como um Rembrandt na década de 1930 e pertence a uma série do artista de esboços a óleo referidos como “Faces de Jesus”.
O Louvre Abu Dhabi adquiriu a obra em leilão em dezembro na Sotheby’s London por £ 9,5 milhões (US $ 12,1 milhões), bem acima de sua estimativa de £ 6 a 8 milhões. Aparecendo no mercado pela primeira vez em 60 anos, o trabalho estava até recentemente na casa do artista, em Amsterdã. Ele será apresentado na exposição “Rembrandt, Vermeer e a Era de Ouro Holandesa: Obras-primas da Coleção Leiden e Musée du Louvre”, que acontece em Abu Dhabi até 18 de maio.
A série “Faces de Jesus” é composta por sete pinturas de Rembrandt e seus alunos; todos eles são retratos na altura do busto, retratando o mesmo jovem consistente com as tradicionais representações de Cristo, e cada obra mostra a figura com uma expressão ligeiramente diferente. Ao optar por pintar um modelo para retratar Cristo, Rembrandt foi contra grande parte da história da arte cristã, que tradicionalmente se apoiava em protótipos estritamente copiados.
Em comunicado, o diretor do Louvre Abu Dhabi, Manuel Rabaté, disse:
“Com esta última aquisição, o primeiro Rembrandt a juntar-se a uma coleção de museus no Golfo, os nossos visitantes podem experimentar o poder das suas criações em primeira mão, inicialmente na nossa exposição de abertura de 2019 e depois nas nossas galerias. Ele se junta a 650 obras de arte da coleção do museu, de culturas de todo o mundo, celebrando a criatividade universal da humanidade”.
A Era de Ouro Holandesa
A primeira exposição do ano no Louvre Abu Dhabi será “Rembrandt, Vermeer and the Dutch Golden Age: Masterpieces from the Leiden collection and the Musee du Louvre”, celebrando as obras destes mestres holandeses. São 95 obras de Rembrandt e Vermeer, com peças famosas como “Young Woman Seated at a Virginal,” de Vermeer, e “Portrait of a Man”, de Rembrandt.
Falando sobre a exposição, o diretor do museu, Manuel Rabate, disse: “Rembrandt é um mestre da Idade de Ouro. Ele é um gênio universal, conectado ao mundo”. O Louvre Abu Dhabi, com aproximadamente 24 mil m² de área e 8 mil m² de espaço expositivo, foi inaugurado em 8 de novembro de 2017, como parte de um acordo de trinta anos entre a cidade de Abu Dhabi e o governo francês. Obras de arte de todo o mundo são exibidas no museu, com foco particular em fazer a ponte entre arte e cultura oriental e ocidental.