De abril a junho de 2019, a grande exposição de arte pública, com curadoria de Brett Littman, ocupará o coração de Manhattan
A edição de Nova York da Frieze anunciou o lançamento do setor Frieze Sculpture, criado em parceria com a Tishman Speyer, que será realizado anualmente no histórico Rockefeller Center de Nova York. O curador Brett Littman (diretor da Isamu Noguchi Foundation e do Garden Museum em Long Island City, Nova York) supervisionará a nova exposição pública ao ar livre, que será inaugurada na semana de 23 de abril, antes de Frieze New York, e permanecerá aberta até o final de junho de 2019.
O lançamento do Frieze Sculpture no Rockefeller Center dá continuidade ao setor já estabelecido no Regent’s Park de Londres, onde uma exibição gratuita de mais de 20 esculturas e instalações recebe milhões de visitantes de julho a outubro de cada ano. Com os principais artistas da atualidade apresentados por galerias internacionais, o Frieze Sculpture no Rockefeller Center criará uma importante iniciativa de arte pública em uma das atrações mais icônicas de Nova York, com acesso gratuito a todos.
O Rockefeller Center foi concebido por John D. Rockefeller como uma “cidade dentro de uma cidade” e uma “meca para os amantes da arte”. Todos os dias, centenas de milhares de nova-iorquinos e visitantes passam por seus espaços públicos, onde algumas das obras de arte de maior destaque incluem as esculturas Prometheus e Atlas, e majestosos murais de Jose Maria Sert e Sir Frank Brangwyn. Para a edição de lançamento do Frieze Sculpture no Rockefeller Center, Brett Littman selecionará e espalhará as esculturas contemporâneas por todo o local. A lista completa de galerias e artistas participantes será anunciada em breve.
Loring Randolph (Diretor artístico da Frieze Americas) disse: “Estou muito feliz por colaborar com o Rockefeller Center e Brett Littman em uma grande iniciativa de arte de dois meses, abrindo uma coleção de obras de arte para os nova-iorquinos e visitantes internacionais no coração de Manhattan. A Frieze Sculpture no Rockefeller Center é uma oportunidade sem precedentes para as nossas galerias apresentarem trabalhos de seus artistas, muito além de um estande ou espaço de galeria, em um local histórico, muito amado e movimentado em Nova York. Brett Littman é uma das mentes curatoriais mais brilhantes de Nova York, e mal posso esperar para ver o que ele tem reservado para nós!”