Alemanha celebra 100 anos de Bauhaus com uma série de exposições e eventos

0

De edifícios recém-conservados e espetáculos de marionetes à instalações de realidade virtual e balé, em todo o país, a escola alemã está finalmente recebendo o devido reconhecimento

Levou décadas para a Alemanha conceder à Bauhaus seu lugar de direito na paisagem cultural nacional. Agora, 100 anos depois de ter sido fundada, o país que uma vez afugentou a escola e seus protagonistas está reinstalando-os energicamente na consciência pública.

As comemorações do centenário devem acontecer em todo o país e a variedade de eventos será esmagadora; de novas aberturas de museus a espetáculos de marionetes, de instalações de realidade virtual a balé. Dezenas de exposições abrangem diversos aspectos do legado da Bauhaus, como a tipografia (no Museu de Gutenberg em Mainz) e sua influência na fotografia moderna (no NRW-Forum em Düsseldorf).

Os principais destaques são as inaugurações de museus em dois locais da Bauhaus – Weimar e Dessau. O Museu Bauhaus Weimar, projetado pela arquiteta Heike Hanada e custando € 23 milhões, será inaugurado primeiro, no dia 6 de abril, com uma mostra chamada “Bauhaus Comes from Weimar”, com 185 m² de espaço expositivo. Um cubo minimalista elevado sobre uma base maciça de concreto, terá cinco níveis e exibirá mais de 1.000 objetos da coleção Bauhaus mais antiga do mundo, incluindo o famoso bule de Marianne Brandt, cadeiras de Marcel Breuer, quadros de Paul Klee e Lyonel Feininger e mobiliário de Mies van der Rohe.

Marionetes de Eberhardt Schrammen, que estarão na exposição do Bauhaus Museum Weimar

Marionetes de Eberhardt Schrammen, que estarão na exposição do Bauhaus Museum Weimar

O único edifício Bauhaus remanescente em Weimar também será aberto ao público em 18 de maio. O Haus am Horn foi projetado por Georg Muche e construído para a primeira exposição Bauhaus de 1923. Foi considerado como um protótipo da vida moderna, com móveis produzidos por estudantes da Bauhaus, como Breuer e Alma Siedhoff-Buscher. Após ser alterado por seus ocupantes subsequentes, o Haus am Horn foi devolvido à sua aparência original.

Dessau é a cidade mais associada com a Bauhaus e é aqui que fica o prédio da escola de Gropius, junto com as casas dos mestres onde Klee, Kandinsky e outros trabalharam e viveram. O novo Museu Bauhaus, no parque da cidade de Dessau, já está concluído – um sólido bloco de aço envolto em vidro, construído pela Addenda Architects, a um custo de € 28 milhões.

O piso inferior, com arejado átrio, abrigará exposições e eventos temporários, enquanto o bloco de aço no andar superior abrigará a exposição permanente de objetos da coleção Bauhaus. A inauguração será em 8 de setembro.

As celebrações começam em Berlim este mês, com um festival de abertura na Akademie der Künste em Berlim. Light-Space-Modulator de Moholy-Nagy, um disco giratório com estruturas de metal ou vidro que criam uma série de sombras estranhas, é a inspiração para a exposição chamada Light, Shadow, Traces (17-24 de janeiro). Equipados com óculos de realidade virtual, os visitantes também podem mergulhar na instalação Total Dance Theatre de Richard Siegal. Outros eventos de teatro e dança incluem Robert Wilson apresentando a Last Tape, de Krapp, em 17 de janeiro, além de um teatro de fantoches infantis usando cópias perfeitas dos fantoches que Paul Klee fez para seu filho Felix (os originais estão no Zentrum Paul Klee em Berna).

Bauhaus Archiv

Bauhaus Archiv

Berlim também planeja um novo prédio para um museu, marcando o centenário, mas ele não abrirá até 2022. O Bauhaus Archiv, projetado por Walter Gropius, está fechado nesse meio tempo. Atualmente abriga um arquivo, espaço para exposições e biblioteca, e é inadequado para lidar com o número de visitantes que dobraram nos últimos dez anos. Uma nova extensão, projetada pelo arquiteto Volker Staab, é maior do que o prédio existente e abrigará espaço para exposições, um café e uma loja.

Enquanto a construção está em andamento, o Bauhaus Archiv vai ocupar a Berlinische Galerie com uma grande exposição chamada Original Bauhaus, a partir de 6 de setembro. A mostra leva 14 objetos Bauhaus para elucidar a relação entre peças únicas e produção em massa. Entre eles está uma fotografia de Erich Consemüller de um modelo em uma máscara, sentado em uma cadeira de aço projetada por Breuer.

Duas outras exposições estão sendo planejadas em Berlim: Bauhaus Imaginista no Haus der Kulturen der Welt (a partir de 15 de março); e From Arts and Crafts to the Bauhaus, no Museu Bröhan, inaugurando em 23 de janeiro, que explorará as raízes do Modernismo nos precursores da Bauhaus, como a Escola de Glasgow e a Deutscher Werkbund.

Share.

Leave A Reply