A bandeira será distribuída em todo o Reino Unido e marcará o valor dos direitos humanos na vida cotidiana de seus cidadãos
Na manhã de 10 de dezembro, a Fly The Flag foi lançada na Forest Gate Community School, em Londres, revelando uma nova bandeira criada por Ai Weiwei para marcar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Encomendado para aumentar a conscientização sobre os direitos humanos em todo o Reino Unido, este momento de conscientização criativa e ativismo tem sido liderado – de forma conjunta e exclusiva – por organizações artísticas e instituições de caridade de direitos humanos.
A bandeira estará disponível para escolas e lares de idosos, prefeituras e blocos de escritórios, hospitais e bibliotecas em todo o Reino Unido, um convite para que todos levantem a bandeira em nome dos Direitos Humanos por seis meses, a partir de agora, e mais ativamente entre 24 e 30 de junho de 2019, em eventos que devem acontecer por todo o país.
Onde quer ela circule, tanto fisicamente quanto digitalmente, individualmente ou coletivamente, grande ou pequena, a bandeira marcará o valor dos direitos humanos na vida cotidiana de todos no Reino Unido.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos original foi criada por mulheres e homens que testemunharam o horror e a desumanidade da Segunda Guerra Mundial e determinaram que isso nunca deveria ser repetido. Os direitos humanos inspiram uma visão de um mundo livre de abuso e crueldade, protegendo as pessoas do abuso do Estado e restringindo o alcance da sociedade mais potente, garantindo que um padrão mínimo de segurança e dignidade seja garantido a todos os seres humanos.
Fly The Flag está sendo co-produzido pela Fuel (Lead Producer), Anistia Internacional, Donmar Warehouse, Human Rights Watch, Liberty, Teatro Nacional, Sadler’s Wells e Tate Art Galleries.
Ai Weiwei falou recentemente sobre a importância dos direitos humanos no Parlamento Europeu em Bruxelas – você pode ler seu discurso aqui. Você também pode ler uma entrevista com Ai Weiwei no The Guardian, discutindo este novo projeto aqui.
E um vídeo, produzido por Fly the Flag com Ai Weiwei, pode ser visto abaixo: