Set de filmagem que simula as ruas de Nova York vai abrigar as obras criadas sob demanda
A primeira Frieze Los Angeles (de 14 a 17 de fevereiro) aproveitará ao máximo sua sede – os estúdios da Paramount Pictures – usando o backlot de filmagens que retrata, de modo confuso, as ruas de Nova York, para uma edição imersiva e perturbadora da Frieze Projects.
Cerca de 12 artistas locais e internacionais foram convidados a criar obras site-specific, desde instalações até escultura e performance, que serão espalhadas pelas ruas e prédios e dentro dos interiores do set que simula a cidade de Nova York – familiar e já vista em inúmeros filmes e programas de TV.
Até agora, a lista conta com nomes como Lisa Anne Auerbach, Sara Cain, Catharine Czudej, Karon Davis, Cayetano Ferrer, Hannah Greely, Trulee Hall, Barbara Kruger, Paul McCarthy, Kori Newkirk e Tino Sehgal.
Em um comunicado, Ali Subotnick, curador do Frieze Projects for L.A., disse que convidou “artistas que vivem, trabalham ou têm histórias com a cidade para desenvolver projetos que respondam ao local e contexto não tradicionais da feira. Ao contrário da maioria das feiras e exposições que acontecem em parques, tendas ou espaços brancos tradicionais, elas serão forçadas a lidar com uma terra de faz-de-conta, construída para ser vista no cinema. Cada artista abraçou a oportunidade e o desafio, e os resultados são muitas vezes mágicos e sobrenaturais, surrealistas e hiper-reais, mas nunca entediantes”.
Esculturas, instalações e performances se concentrarão na artificialidade e na realidade, e estarão situadas em espaços interiores e exteriores que figuram em filmes e programas de televisão. Entre os trabalhos, haverá uma instalação de pintura e uma nova peça de vitrais de Sarah Cain; esculturas evocando violência nas escolas por Karon Davis; e uma monumental peça inflável de Paul McCarthy. Lisa Anne Auerbach apresentará sessões individuais de aconselhamento sobre colecionismo e criatividade com um “Assessor de Arte Psíquica”.
Bettina Korek, diretora executiva da Frieze Los Angeles, disse: “A Frieze Projects levará os visitantes a considerar o papel central da arte dentro de um cenário cultural maior, com base na história da Frieze de criar experiências que envolvam os visitantes no diálogo, debate e descoberta”.