Charlotte Prodger é a vencedora do Turner Prize 2018

0

Charlotte Prodger levou o prêmio com um vídeo poético, criado com um iPhone, sobre identidade de gênero, paisagem e mitologia

Em uma cerimônia na noite da última terça-feira, na Tate Britain, Charlotte Prodger foi anunciada como a vencedora do Prêmio Turner 2018, o principal prêmio de arte da Grã-Bretanha. Prodger, uma artista de vídeo cuja prática também incorpora escultura, som, performance e texto, reside em Glasgow e deve representar a Escócia na Bienal de Veneza no próximo ano. Ela é representada pela galeria londrina Hollybush Gardens e a Koppe Astner, de Glasgow, e teve sua primeira exposição individual nos EUA no ano passado, no SculptureCenter.

Charlotte Prodger, BRIDGIT (2015), frame do vídeo, cortesia da artista

Charlotte Prodger, BRIDGIT (2015), frame do vídeo, cortesia da artista

Seu trabalho na exposição Turner Prize de 2018, um vídeo de 33 minutos filmado por um iPhone e intitulado BRIDGIT (2016), “é o trabalho mais pessoal e ensaístico de Prodger até hoje”, escreveu Carly Whitefield, curadora assistente de cinema da Tate no catálogo da exposição. “Ao mesmo tempo íntimo e expansivo, convoca figuras da história antiga e moderna para o âmbito de sua narrativa autobiográfica”.

Prodger se sobressaiu entre os indicados, todos trabalhando principalmente com vídeos: o artista britânico-bengali Naeem Mohaiemen, o neozelandês Luke Willis Thompson e o coletivo Forensic Architecture, da Universidade de Londres – apontado até então como o favorito. Todos os finalistas também abordam questões de identidade e violência do estado em seu trabalho.

Em uma entrevista para o mesmo catálogo, Prodger disse que ao fazer o vídeo, ela

“estava pensando, e ainda pensa muito, sobre a atual invasão e colonização de espaços queer, em parte devido à mercantilização de uma ‘estética queer’ nos mundos da moda, da música e da arte. Eu estava sentindo a necessidade de explorar novamente por que as mulheres e as pessoas não-binárias precisam, por qualquer motivo, e por quanto tempo – dez minutos, uma semana ou uma vida inteira – um espaço separatista”.

Cada um dos indicados ao Turner Prize apresentou sua visão particular do mundo”, disse Maria Balshaw, diretora da Tate, durante a cerimônia. “Juntos, talvez a maior declaração que eles fazem coletivamente é que a arte é importante”.

O Prêmio Turner é o mais importante prêmio de arte do Reino Unido e um dos mais influentes do mundo. Seus vencedores do passado são estrelas de arte britânica, incluindo Gilbert & George, Anish Kapoor, Rachel Whiteread, Damien Hirst, Chris Ofili, Steve McQueen e Susan Philipsz. O vencedor do ano passado foi o artista pintor e instalador Lubaina Himid. O prêmio vem com um prêmio de £ 25.000 (US$ 31.870).

Charlotte Prodger

Charlotte Prodger

Share.

Leave A Reply