O valor das peças apreendidas ultrapassa US$ 15 milhões
Um tribunal belga fechou uma exposição de Banksy em Bruxelas, conhecida como “Banksy Unauthorized”, questionando quem é o dono legítimo das 58 obras em exposição. Na semana passada, oficiais de justiça levaram as obras para um local não identificado, onde serão mantidas até a próxima audiência em janeiro.
A decisão dramática veio depois que os organizadores da mostra foram acusados de manter as obras ilegalmente sem a permissão de seu dono, que teria sido o ex-gerente e galerista de Banksy, Steve Lazarides.
Um advogado da organização local, a Strokar Inside, sem fins lucrativos, disse que seus clientes foram pegos no meio de uma disputa entre Lazarides e um obscuro intermediário alemão.
De acordo com o advogado da Strokar, Stanislas Eskenazi, a organização sem fins lucrativos é uma vítima inconsciente de algum tipo de esquema. O advogado disse que a Strokar Inside simplesmente cedeu um local para a exposição, depois que a empresa alemã intermediária, a On Entertainment, entrou em contato alegando que havia apresentado uma versão do programa em Berlim e queria trazê-lo para Bruxelas. A organização sem fins lucrativos aceitou com gratidão a oferta e apresentou a mostra de Banksy em um antigo supermercado da capital belga.
Mas o que parecia bom demais para ser verdade pode ter sido um engano. Logo após a abertura da mostra, advogados representando Lazarides passaram a acusar a Strokar Inside de possuir ilegalmente as obras. A equipe jurídica do empresário disse que a On Entertainment não tinha o direito de levar as obras para a Bélgica. Após uma semana consecutiva, a organização sem fins lucrativos decidiu ir aos tribunais belgas para permitir que eles resolvessem a disputa.
O advogado continuou que a decisão da Strokar em se desligar da mostra foi baseada na falta de seguro para as obras. “Quando meus clientes não receberam garantias da On Entertainment de que a arte era segurada, eles só queriam sair dessa situação”.
A On Entertainment não foi encontrada para se posicionar sobre o assunto.
Em sua decisão, o tribunal de Bruxelas ficou do lado de Lazarides. A declaração do tribunal afirmou que “as obras em disputa parecem, de fato, estar expostas, sem o consentimento dos detentores legítimos de direitos sobre elas, onde não parecem estar regularmente seguradas”.
Outra exposição “não autorizada” de Banksy está marcada para ser exibida em Miami a partir da próxima semana, que também alega ser da coleção de Lazarides. Nem Steve Lazarides nem os organizadores da exposição de Miami responderam ao pedido de comentários do portal artnet News.
Em seu site pessoal, Banksy adverte os fãs sobre uma série de “falsas” exposições de seu trabalho. “O público deve estar cientes de que houve uma recente onda de exibições do Banksy, nenhuma das quais é consensual”, diz um comunicado, ao lado de fotos anunciando as mostras em Bruxelas e Miami, entre outras, cada uma listada com seu preço. “Eles foram organizados inteiramente sem o conhecimento ou envolvimento do artista. Por favor, trate-os de acordo”.