O número faz com que o museu se estabeleça como uma das principais instituições culturais no cenário global
Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi), disse: “Há um ano, falamos sobre o Louvre Abu Dhabi como presente de Abu Dhabi para o mundo – e hoje estamos orgulhosos de tê-lo compartilhado com mais de um milhão de visitantes. O Louvre Abu Dhabi tornou-se um ícone e um destino favorito em Abu Dhabi, tanto para as comunidades locais quanto para os visitantes da cidade. Nosso forte trabalho junto com parceiros franceses e regionais apóia a missão do museu de contar histórias universais e agradecemos a eles. No entanto, nosso maior sucesso, 10 anos em formação, é a próxima geração de profissionais do museu dos Emirados, treinados para o mais alto padrão no setor cultural e líderes em seu campo”.
A população dos Emirados adotou rapidamente o museu e fez dele um destino favorito para se reunir com a família e amigos. Os turistas locais representam 40% do total de visitantes do museu. Além disso, o museu conta com 5.000 membros em seu programa de fidelidade (Art Club).
O Louvre Abu Dhabi também se tornou um ímã global para visitantes internacionais, que respondem por 60% das visitas. O museu está impulsionando o turismo para o emirado e os visitantes vêm de todas as partes do globo, incluindo Oriente Médio, Europa e Ásia, com a França, Alemanha, China, Reino Unido, os EUA, Índia e GCC sendo as principais origens dos visitantes.
O museu recebeu mais de 5.000 visitas guiadas, workshops e masterclasses, e programou 115 eventos especiais, desde de performances a palestras, exibições de filmes e concertos com mais de 400 artistas de 22 países, incluindo um grande show da estrela pop britânica Dua Lipa, para comemorar seu aniversário de um ano em 11 de novembro. O Laboratório de Mangá, espaço especial para experimentar a cultura japonesa contemporânea, tem sido popular entre adolescentes e jovens adultos e permanece aberto até 5 de janeiro de 2019.
Desde sua inauguração em 11 de novembro de 2017, em parceria com museus franceses e como parte de sua primeira temporada “A World of Exchanges”, o Louvre Abu Dhabi apresentou quatro exposições internacionais: From One Louvre to Another: Opening a museum for Everyone; Globes: Visions of the World; Japanese Connections: The Birth of Modern Décor; e Roads of Arabia: Archaeological Treasures of Saudi Arabia; assim como a CO-LAB, exposição que mostra novas obras de artistas sediados nos EAU em colaboração com produtores franceses.
Neste trimestre, o Louvre Abu Dhabi revelou 11 novas aquisições para suas galerias permanentes, juntamente com empréstimos significativos de 13 instituições parceiras francesas, além de museus regionais e internacionais. Como parte da primeira rotação de empréstimos em larga escala deste ano e em parceria com museus franceses, o museu organizou uma grande reforma de suas galerias de arte moderna e contemporânea, apresentando aproximadamente 40 incríveis obras-primas para serem descobertas e exploradas no próximo ano. Alguns grandes empréstimos, incluindo La Belle Ferronnière, de Leonardo da Vinci (Musée du Louvre) e Retrato da Mãe do Artista, de Whistler (Musée d’Orsay), ficarão em Abu Dhabi por mais um ano, totalizando 300 empréstimos em exposição.
A partir de dezembro acontece o Rain of Light Festival (11 a 15 de dezembro de 2018), um festival de artes performáticas que celebra a primeira temporada do Louvre Abu Dhabi, “A World of Exchanges”. No próximo ano, serão apresentadas duas importantes exposições internacionais: “Rembrandt and the Dutch Golden Age: Masterpieces of the Leiden Collection and the Musée du Louvre” (14 de fevereiro a 18 de maio de 2019) e a mostra de fotografia “Opening the Album of the World, Photographs 1842-1896”, em parceria com o Musée du quai Branly – Jacques Chirac (25 de abril a 13 de julho de 2019).