A instalação da obra de sete metros de altura vai ocupar o porto da cidade
“The Mother”, estátua de bronze de sete metros de altura, poderá ser vista a partir do calçadão do porto. Sua intalação coincidirá com a construção do novo Munch Museum, com fundos da reserva do Oslo Municipality Art Programme.
O novo trabalho de Tracey Emin vai ficar na Museum Island, na histórica foz do rio Akerselva. A obra deve ser concluída a tempo da abertura do museu, em 2020.
Além de Emin, outros artistas aclamados internacionalmente foram convidados a enviar propostas: Matias Faldbakken, A K Dolven, Cristina Iglesias, Olafur Eliasson, Ragnar Kjartansson e Adrián Villar Rojas. O júri decidiu por unanimidade escolher “The Mother”, de Tracey Emin, como a mais adequada para a Museum Island.
Na proposta de Tracey Emin, a estátua de bronze retrata uma mulher nua ajoelhada, que será posicionada na extremidade da Museum Island, visível do calçadão do porto e dos prédios vizinhos, recebendo os visitantes que chegam a Oslo.
A avaliação do júri declarou: “A proposta de Emin, de uma figura feminina colossal sentada de frente para o fiorde, promete ser uma presença marcante na margem da Museum Island e contra o pano de fundo da paisagem urbana / arquitetura de Bjørvika. Com sua abordagem artística imediata e visceral, parece íntima e majestosa, vulnerável e grandiosa. O título The Mother refere-se a uma protetora madura e a escultura traz à mente os motivos onipresentes de mulheres e nus no trabalho de Munch. Como uma representação não idealizada de uma mulher feita por uma mulher, ela também pode ser vista como uma declaração feminista”.
O júri do prêmio foi formado por Andrea Schlieker, Presidente do Júri, Co-curadora do projeto de e Diretora de Exposições e Exibições, Tate Britain, Londres; Jon Ove Steihaug, co-curador do projeto e Diretor de Exposições e Coleções, Museu Munch; Simen Bakken, construtor da Museum Island; Jens Richter, arquiteto do Munch Museum; Bente Kleven, arquiteto local do Munch Museum; Nina Dillingøen, Munch Museum; Stein Olav Henrichsen, diretor do Munch Museum.
Este programa de arte foi dirigido pela Agência de Assuntos Culturais, responsável pela execução do projeto na Museum Island e pela coleção e coordenação da produção de arte profissional nos espaços públicos de Oslo.