Banksy autentica e renomeia obra fragmentada em leilão; compradora vai ficar com a tela

0

Vendida por US$ 1,4 milhão, “Girl with Balloon” passa a se chamar “Love Is in the Bin”

A saga da autodestruição da tela de Banksy no leilão da Sotheby’s ganha um novo capítulo.

A Sotheby’s revelou que a vencedora da Girl with Balloon, descrita como uma “colecionadora européia” e “cliente de longa data” – que desembolsou US $ 1,4 milhão pelo trabalho na última sexta-feira, decidiu mantê-la em sua forma triturada depois de semana de negociações.

“Quando o martelo foi batido, na semana passada, e o trabalho foi triturado, fiquei chocada a princípio, mas gradualmente comecei a perceber que acabaria com meu próprio pedaço da história da arte”, disse a colecionadora anônima em um comunicado.

Banksy, por sua vez, concordou em “re-autenticar” a peça com um novo título, Love Is in the Bin (2018). No momento, não está claro o que veio primeiro: a decisão da colecionadora em manter o trabalho ou a decisão de Banksy em autentica-lo novamente e renomeá-lo.

A Sotheby’s, por sua vez, está aproveitando ao máximo o acontecimento, descrevendo o trabalho – que foi espontaneamente destruído no meio da sala de leilões assim que bateu o martelo – como “o primeiro trabalho na história criado ao vivo durante um leilão”.

A pintura recém-batizada foi exibida ao público nas galerias da Sotheby’s New Bond Street, em Londres, no último fim de semana.

Muito tem sido dito a respeito de que o ato, aparentemente destrutivo, pode ter aumentado significativamente o valor do trabalho.

O vídeo do trabalho se autodestruindo viralizou imediatamente. Quando o lance vencedor foi batido, um alarme soou e a pintura deslizou pela metade, passando por um triturador automático que o artista tinha sorrateiramente embutido na moldura. Muitos presumiram que a Sotheby’s estava no truque, embora a casa de leilões tenha negado qualquer envolvimento.

O especialista contemporâneo da Sotheby, Alex Branczik, escreveu em um post recente no Instagram:

“Vamos acabar com a especulação e histórias loucas de conspiração. Banksy não destruiu uma obra de arte durante a nossa venda da noite na semana passada; ele criou uma. Esta é a recém-intitulada Love Is In the Bin, 2018. Nós estávamos nisso? Absolutamente não. Você realmente acha que Banksy, que passou sua juventude estampando muros em Bristol e esquivando-se das autoridades locais, gostaria de colaborar com o establishment artístico? Qual é, todos vocês deveriam saber disso”.

Em seguida, Branczik convidou o público para ver a pintura semi-destruída pessoalmente na Sotheby’s.

Share.

Leave A Reply