Colecionador Yusaku Maezawa se une a Elon Musk para levar artistas na primeira missão privada à Lua

0

A SpaceX, empresa de viagens espaciais liderada por Elon Musk, anunciou planos para lançar o colecionador Yusaku Maezawa e uma equipe de artistas no espaço para um projeto chamado #dearMoon

Na semana passada, Elon Musk deu pistas no Twitter de que havia encontrado seu primeiro cliente para uma viagem à Lua a bordo do Big Falcon Rocket, nave da SpaceX que custará entre US$ 2 e US$ 10 bilhões e será mais alta que a Estátua da Liberdade. Em uma entrevista coletiva na sede da SpaceX no dia 17 de setembro, revelou que o cliente é Yusaku Maezawa, bilionário do varejo online japonês, que emergiu como um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo quando pagou US $ 110 milhões por um trabalho de Jean-Michel Basquiat na Sotheby’s, em maio de 2017. A viagem está agendada para 2023: “Se tudo correr 100% certo, então esta é a data”, enfatizou Musk.

“Por que eu quero ir para a Lua?”, refletiu Maezawa diante da plateia, no hangar da empresa em Hawthorne, Califórnia. “Isso é muito significativo. Pensei muito sobre isso e, ao mesmo tempo, pensei em como posso retribuir ao mundo”. Essa retribuição será o resultado do projeto Dear Moon, onde um grupo de seis a oito artistas, de diferentes origens e especialidades, será bancado por Maezawa para companhá-lo à Lua. Assim como gerações de humanos olharam para cima e foram inspirados pela visão do belo satélite natural da Terra, o colecionador diz que espera que os artistas que o acompanham sejam movidos pela experiência para criar obras únicas.

Musk descreveu isso como um projeto de arte universal. “Espero que isso seja realmente visto como algo muito positivo e algo que as pessoas estão muito entusiasmadas”, diz Musk. “Isso não é uma caminhada no parque, vai exigir muito treinamento. Quando você está ultrapassando os limites, empurrando a fronteira, não existe certeza”.

A viagem seguirá o mesmo circuito ao redor da Lua realizado pelos passageiros da missão Apollo 8, embora as acomodações sejam mais amplas desta vez: a embarcação tem o tamanho de um prédio de 35 andares e pode acomodar 100 passageiros, incluindo a tripulação.

Não está claro como Maezawa escolherá os artistas para a viagem lunar. Ele coleciona trabalhos de artistas vivos, incluindo Mark Bradford, George Condo, Yoshitomo Nara, Jenny Holzer e Richard Prince. Em seu perfil do Instagram, fica claro que ele se encontra com artistas como Mark Grotjahn, Henry Taylor, Ed Ruscha e Ai Weiwei. Talvez um deles esteja no seleto grupo de viajantes lunares.

Share.

Leave A Reply