A escultura “Fair and Square”, de Sean Matthews, levou 60 horas de soldagem e apenas 10 segundos para desmontar
Uma escultura de Sean Matthews foi danificada apenas dez minutos depois da inauguração de sua exposição “Recycled Play”, no Susquehanna Art Museum, em Harrisburg, Pensilvânia. O trabalho de Matthews converte os brinquedos das crianças em arte conceitual – algo que, infelizmente, não se traduziu em 17 de agosto, quando uma mulher e sua filha a danificaram.
“Fair and Square” suspende um par de balanços no ar em correntes soldadas, equilibrada em desafio à gravidade e parecendo congelada no tempo. A peça, inspirada nas quatro filhas de Matthews, exigiu 60 horas de soldagem e foi construída ao longo de dois anos. A escultura tinha seguro de US$ 5.000.
Supostamente, mãe e a filha pensaram que o museu inteiro era interativo e confundiram a instalação com as peças da galeria de educação, desmantelando as correntes suspensas.
Os readymades e instalações de Matthews exploram “o altar e o objeto” através de itens descartados. Seu trabalho aborda realidades adultas através de objetos da imaginação infantil e adolescente. Outro trabalho de Matthews, localizado perto da escultura danificada – um par de máquinas de venda automática que distribuíam estatuetas de madeira e cerâmica dentro de bugigangas de plástico em troca de moedas – convidava os visitantes a interagir. No entanto, “Fair and Square” foi sinalizado com um alerta para que os visitantes não tocassem.
Mãe e filha chegaram poucos minutos depois da abertura do museu, às 17h, para o evento noturno gratuito, “Third in the Burg”. Normalmente, o museu coloca dois voluntários na porta, mas eles ainda não haviam chegado.
“Se tivessem ocorrido 15 minutos depois, teríamos sido mais proativos. Foi um acaso, não havia ninguém por perto”, disse Alice Anne Schwab, diretora executiva do museu.
Matthews não conseguiu reparar totalmente a escultura. Um conjunto de correntes se rompeu ao meio e o outro se partiu em pequenos pedaços. Com a exposição em cartaz até novembro, o artista optou por reinstalá-la como um memorial. Ele acrescentou uma cerca de aço, um altar abastecido com uma exibição de brinquedos de pelúcia, e postou uma fotografia da obra em sua forma original.
Com a popularidade dos “museus do Instagram” convidando a participação ativa do público, o incidente não é totalmente surpreendente, considerando os aspectos lúdicos das esculturas de Matthews.