Vídeo: instalação de Carlos Cruz-Diez na Unlimited Basel 2018

0

Obra de arte imersiva “Translucent Chromointerferent Environment” projeta as sombras pelo ambiente, em telas translúcidas, como parte da instalação

Translucent Chromointerferent Environment, 1974/2009 é uma obra de arte imersiva e interativa de Carlos Cruz-Diez. O artista a concebeu em 2009, como parte de sua extensa pesquisa Chromointerferent Environment, iniciada em 1974. A instalação era inédita, até ser apresentada durante a última Art Basel, no setor Unlimited.

Translucent Chromointerferent Environment acrescenta um novo aspecto à pesquisa de Carlos Cruz-Diez, pois cria um caminho de labirinto em torno da área de projeção. Ao entrar no perímetro da obra, o espectador fica intrigado com a projeção de sombras chinesas nas telas translúcidas. O artista amplia, assim, o escopo da experiência cromática, estabelecendo um novo diálogo entre os espectadores e a obra de arte de um lado a outro das telas.

Fazendo referência a Deconditioning Labyrinth (1965), no qual Carlos Cruz-Diez imaginou pela primeira vez os ambientes cromáticos, Translucent Chromointerferent Environment foi projetado para explorar a natureza autônoma e mutante da cor e estabelecer uma nova dialética entre o espectador e a obra de arte.

A instalação foi apresentada pela Galeria Raquel Arnaud durante a Art Basel 2018, em junho. O vídeo abaixo foi publicado pela Vernissage TV.

Share.

Leave A Reply