Instalação de Elmgreen & Dragset na Place Vendôme, durante a FIAC, terá 100 estrelas-do-mar

0

Em sua 45ª edição, a FIAC será realizada em Paris de 18 a 21 de outubro de 2018 e abrigará 193 galerias na nave e nas salas de exposição do Grand Palais

Todos os anos, o FIAC Hors les Murs dá carta branca para que um artista instale uma obra de arte importante ou, ainda, crie um projeto específico para a Place Vendôme, que fornece inspiração poderosa e um quadro excepcional para a criação contemporânea. Como uma caixa de jóias incrustada em pedra, a Place Vendôme exemplifica criação, excelência e savoir-faire e mostrou, ao longo dos anos, trabalhos de Jaume Plensa, Tadashi Kawamata, Paul McCarthy, Dan Graham, Ugo Rondinone e Oscar Tuazon.

Este ano, em colaboração com a Perrotin, a prestigiada praça parisiense será metamorfoseada por Elmgreen & Dragset.

To Whom It May Concern, 2018

A dupla de artistas vai espalhar 100 estrelas-do-mar vermelhas pela Place Vendome. Em contraste com as tradicionais esculturas públicas monumentais, o trabalho adota a horizontalidade da arte e sutilmente toma conta da praça como um enxame de intrusos amigáveis.

Segundo uma lenda, as estrelas-do-mar foram consideradas reflexos das estrelas no céu no fundo do oceano. Mesmo não tendo cérebros, essas criaturas podem se mover e sentir o mundo ao seu redor através de instintos e reflexos. Mas essas criaturas misteriosas e mágicas, ao longo das últimas décadas, se tornaram ameaçadas devido à poluição ambiental.

É como se o mar tivesse engolido o centro de Paris, deixando estrelas-do-mar vermelhas espalhadas pela praça em seu rastro – um aceno ao Acordo Climático de Paris e seus desafios. As 100 estrelas-do-mar vermelhas não nos lembram apenas da urgência da mudança hoje, mas também, através de sua capacidade de se regenerar e sobreviver até mesmo a amputações radicais, simbolizam a esperança de crescimento e novos modos de vida.

Em conjunto com a FIAC, a Perrotin Paris apresentará uma exposição individual de Elmgreen & Dragset entre 13 de outubro e 22 de dezembro de 2018. A instalação To Whom It May Concern foi adquirida antes de sua apresentação pela Dragonfly Collection, e depois segue para o Domaine des Etangs em Massignac, região de Charentes.

Share.

Leave A Reply