The Night Journey usa tecnologias de jogo e vídeo para contar a história universal da jornada de um indivíduo em direção à iluminação
The Night Journey (2007-2018) é um dos primeiros jogos experimentais de arte já apresentados. Colaboração entre o renomado artista de mídia Bill Viola e designers do USC Game Innovation Lab, o lançamento combina técnicas de jogos e vídeo para contar a história universal da jornada de um indivíduo em direção à iluminação.
Depois de ter sido exibida em todo o mundo durante a última década, essa obra de arte/videogame chegou às plataformas domésticas. Atualizado com novas imagens, o projeto se destaca como um marco na busca por expandir os limites de como as experiências dos jogos podem se comunicar com as mecânicas dos mesmos e o mundo do design.
O jogo começa em meio a uma paisagem misteriosa, onde a escuridão está chegando. Não há um caminho a seguir, nenhum objetivo único a alcançar, mas as ações do jogador refletirão sobre si e sobre o mundo, transformando e alterando ambos. Se forem capazes, poderão retardar o tempo e evitar a queda das trevas. Se não, há sempre outra chance; a escuridão trará sonhos que iluminarão futuras jornadas.
O design interativo de The Night Journey evoca um sentido da jornada arquetípica da iluminação através da mecânica da experiência do jogo – ou seja, as escolhas e ações do jogador durante o jogo. O design do jogo explora uma questão desafiadora: qual é a estratégia do jogo para alcançar a iluminação? Como podemos modelar uma experiência tão pessoal e arquetípica em um jogo?
A inspiração visual é derivada dos trabalhos anteriores de Bill Viola, que fornecem referência para o mundo do jogo, enquanto o material fonte para as “reflexões” do jogo é extraído do vasto arquivo de suas imagens de vídeo. A inspiração textual vem das vidas e escritos de grandes figuras históricas, incluindo Rumi, poeta e místico islâmico do século XIII; Ryōkan, poeta zen budista do século XVIII; São João da Cruz, místico e poeta espanhol do século XVI; e Plotino, filósofo do século III.
A equipe criou um conjunto de técnicas personalizadas de pós-processamento para o ambiente 3D que dão uma sensação de “vídeo explorável”, integrando as imagens do trabalho anterior de Bill Viola ao ambiente do jogo, tanto no nível técnico quanto no criativo.
The Night Journey foi premiado como “Most Sublime Experience” no IndieCade Festival of Independent Games.