Inteiramente feita a mão, a obra do artista brasileiro ocupa o saguão da estação central de Zurique e deve ser se tornar a obra mais visitada da história da Suíça
Até o final de julho de 2018, a Fondation Beyeler apresenta uma instalação do artista brasileiro Ernesto Neto (1964, Rio de Janeiro) na estação central de Zurique. A obra monumental GaiaMotherTree, uma escultura feita de tiras de algodão com nós coloridos, lembra uma árvore alta que se estende até o teto do saguão da estação, que tem vinte metros de altura. É uma estrutura imersiva que funciona como um ponto de encontro e um local para interação e meditação. Um programa variado de eventos para adultos e crianças, com música, workshops, visitas guiadas e palestras, acontecerá dentro da instalação.
Ernesto Neto é um dos artistas contemporâneos mais importantes da América Latina. Seu trabalho, composto por esculturas, instalações e projetos de multimídia, ganhou reconhecimento mundial, com várias apresentações na Bienal de Veneza e exposições nos principais museus do mundo. Suas obras estão em coleções como a do Museu de Arte Moderna e o Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York; a Tate Modern, Londres; o Centro Pompidou, Paris; e o Museu Hara, em Tóquio.
O vídeo abaixo, compartilhado pela Vernissage TV, mostra imagens da abertura da exposição.