Pinacoteca de São Paulo vai ganhar prédio exclusivo para abrigar arte contemporânea

0

Novo braço do museu, a Pina Contemporânea vai contar com mais de 3 mil obras de artistas como Tunga, Cildo Meireles e Waltercio Caldas

A Pinacoteca de São Paulo anunciou no último dia 13 a conquista de novo complexo arquitetônico onde funcionará a Pina Contemporânea, que receberá exposições de obras das últimas décadas, oficinas, programação cultural e promoção de atividades que integrem o entorno do museu com o novo edifício.

O novo prédio está localizado a 50 metros do edifício da Pina Luz, na Avenida Tiradentes, em um terreno situado ao lado do Parque da Luz. O espaço sediou, até 2014, o Grupo Escolar Prudente de Moraes, hoje ocupando novas instalações no mesmo bairro. O complexo possui ao todo 6908 m², com 3190 m de área construída, e foi originalmente projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo, que também assina os outros dois edifícios da Pinacoteca (Pina Luz e Pina Estação).

Após incêndio ocorrido em 1930, foi substituído, em 1950, por um edifício projetado por Hélio Duarte, importante arquiteto modernista. No seguindo semestre de 2018, a instituição convidará arquitetos aptos a realizar projeto para adequação do edifício. E em 2019, será executado um plano de captação de recursos para as obras. Por isso, ainda não há previsão de quando a Pina Contemporânea receberá exposições e atividades.

“Este é um importante momento da história da Pinacoteca, uma nova oportunidade para – conforme nossa missão – promover a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção de conhecimento”, comenta Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca. “Há tempos a Pinacoteca ansiava por mais espaço para expandir sua coleção e aprofundar sua programação pública, sobretudo enfatizando sua relação com os moradores e entorno dos bairros da Luz e do Bom Retiro”, completa Volz.

Pinacoteca

A Pinacoteca da Luz é o museu mais antigo de São Paulo, com acervo de 10 mil obras, com ênfase em produções de artes visuais brasileiras do século XIX. O museu está instalado no edifício Liceu de Artes e Ofício, projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, no final do século XIX. A Pina Estação surgiu com a incorporação do prédio que abrigou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social.

Texto publicado originalmente no site da Casa Cláudia

Share.

Leave A Reply