Uma das salas “Infinity Mirror”, de Yayoi Kusama, será exibida em Boston pela primeira vez

0

Entre julho e outubro, “Where the Lights in My Heart Go” (2016) estará em cartaz no deCordova Sculpture Park and Museum in Lincoln, Massachusetts

DeCordova Sculpture Park and Museum anunciou que uma grande escultura da artista contemporânea Yayoi Kusama estará em exposição na próxima estação. Esta é a primeira vez que um dos aclamados espaços Infinity Mirror de Kusama está à vista na área de Boston. Intitulado “Where the Lights in My Heart Go” (2016), o ambiente será instalado ao ar livre e receberá os visitantes entre 5 de julho e 28 de outubro de 2018.

A escultura é uma câmara de aço inoxidável polido de tres por tres metros, com um interior espelhado. Pequenos orifícios nas paredes e no teto permitem que a luz natural penetre na sala escura. Multiplicadas pelas superfícies reflexivas, esses pontos de luz criam uma experiência mágica e celestial assim que os visitantes entram. Kusama refere-se ao trabalho como um “planetário sutil”, um espaço íntimo e fechado que também dá a ilusão de um universo em contínua expansão.

Where the Lights in My Heart Go pertence à coleção de Lauren e Derek Goodman

Where the Lights in My Heart Go pertence à coleção de Lauren e Derek Goodman

“A instalação temporária de Where the Lights in My Heart Go é uma oportunidade sensacional para os visitantes do deCordova de todas as idades experimentarem um trabalho encantador de uma das artistas mais admiradas da atualidade”, diz John B. Ravenal, diretor executivo da instituição. “Estamos orgulhosos por exibir esta obra de Kusama ao ar livre, onde suas superfícies espelhadas refletirão e responderão à abundância da natureza que nos rodeia no Parque das Esculturas”.

Por quase setenta anos, a artista japonesa Yayoi Kusama vem se concentrando em temas relacionados a eternidade, ao sublime e ao cosmos. Suas pinturas, esculturas, performances e instalações são caracterizadas por uma aplicação obsessiva de padrões – particularmente bolinhas – inspiradas por alucinações infantis vívidas que mesclaram sua percepção de si mesma e do mundo ao seu redor. Ela imagina que, cobrindo objetos com esse motivo de ponto repetitivo, eles “se auto-eliminam e retornam à natureza do universo”. Kusama começou sua renomada série Infinity Mirror Rooms no início dos anos 60. Esses ambientes imersivos usam espelhos para criar o efeito vertiginoso de um espaço expansivo e interminável.

Uma cópia de Where the Lights in My Heart Go foi exibida na Victoria Miro Gallery em Londres, em 2016, durante a individual “Yayoi Kusama: Sculptures, Paintings & Mirror Rooms” e, posteriormente, na Art Basel Miami Beach do mesmo ano. A versão do trabalho que chega ao deCordova nunca foi exibida publicamente.

Share.

Leave A Reply