Com reapresentação de performances e documentos históricos, esta é a maior retrospectiva dedicada à artista na Europa
Radical, controversa e altamente respeitada, Marina Abramović é famosa por suas performances inovadoras onde continua a sondar, desafiar e transcender seus próprios limites físicos e psicológicos. A experiência pessoal e a responsabilidade são fundamentais para o trabalho marcante da artista, que lida com memória, dor, perda, confiança e resistência. Igualmente central é o tempo, a experiência de sua passagem e o modo como ela usa seu próprio corpo.
O Método Abramović de concentrar e mobilizar a própria força para alcançar a máxima tolerância e abertura do diálogo é praticado em oficinas em todo o mundo. A artista aborda questões existenciais fundamentais que afetam e tocam o espectador com grande rapidez. Fiel à sua convicção, “Uma performance poderosa transformará a todos na sala”, ela questiona as hierarquias e se concentra na experiência individual e coletiva.
“The Cleaner” é a maior retrospectiva dedicada à artista na Europa e pode ser vista no Bundeskunsthalle, em Bonn, até 12 de agosto. Estão reunidos trabalhos de todos os períodos da carreira multifacetada de Abramović – desde os muito iniciais, os trabalhos individuais e ao lado de Ulay, até os mais recentes. Filmes, fotografias, pinturas e objetos, instalações e material de arquivo lançam luz sobre a amplitude temática e conceitual da artista.
Novas edições e trabalhos interativos
A intensa experiência da exibição é complementada por estes trabalhos. Cobrindo toda a sua trajetória, a exposição apresentará uma série de performances ao vivo, como Imponderabilia (1977), Luminosity (1997) e Art Must Be Beautiful, Artist Must Be Beautiful (1975), lendárias.
Os visitantes também poderão experimentar diretamente o Método Abramović enquanto tentam participar de dois grandes trabalhos participativos. De 12 a 24 de junho, a icônica performance Room with an Ocean View (2012) será repetida durante o horário de abertura da exposição, sem pausa.
Rein Wolfs, diretor do Bundeskunsthalle, disse: “Marina Abramovic é uma artista tão imensamente importante que estavamos devendo uma grande retrospectiva na Europa. Graças à apresentação de uma série de performances ao longo da exposição, ‘The Cleaner’ é mais do que apenas uma simples mostra, é uma experiência imersiva e abrangente de grande significado histórico de arte”.
A exposição do Bundeskunsthalle foi desenvolvida em parceria com o Moderna Museet, Estocolmo e o Museu de Arte Moderna da Louisiana, Humlebæk.