Instituição procura um colaborador, “empreendedor cultural e nativo digital”, para atrair a confiança de jovens entre 16 e 25 anos
A Tate deve nomear seu primeiro administrador para representar os interesses das pessoas com idade entre 16 e 25 anos. A ideia é levar a próxima geração ao mais alto nível de tomada de decisão da galeria.
Maria Balshaw, diretora da Tate, espera que seja possível encontrar um candidato na casa dos 20 anos, embora a idade não seja uma barreira. Ela espera que o novo administrador seja “um empreendedor cultural e um nativo digital”.
Atualmente, o mais novo dos doze curadores da Tate é James Timpson, de 47 anos. O processo de recrutamento do novo representante deve começar em junho.
Matt Hancock, secretário de cultura, elogiou a iniciativa de Tate, dizendo que a galeria está “tomando a frente”. Será interessante ver se outros museus nacionais seguirão o exemplo, embora a arte contemporânea obviamente tenha um apelo especial para a geração mais jovem.
A Tate também anunciou um novo esquema, com ingressos para exposições custando £ 5 para jovens entre 16 e 25 anos. Estes estarão disponíveis para aqueles que se registrarem online. Os ingressos padrão para as atuais exposições na Tate variam entre £ 7,50 (Virginia Woolf, na Tate St Ives) a £ 22 (Picasso 1932, na Tate Modern).
Balshaw prevê que não haverá perda financeira com o novo esquema. Embora a renda diminua entre os jovens que atualmente pagam pelos ingressos, isso será compensado por um número maior de mais jovens que serão atraídos pelo baixo custo da entrada nas exposições.