Instituição dos EUA vai colaborar com Victoria and Albert Museum em novo posto avançado em Londres
A Smithsonian Institution confirmou que irá trabalhar em parceria com o Victoria and Albert Museum para criar um programa conjunto de galerias e exposições em Londres, em um antigo local olímpico. No último dia 9, os curadores do Smithsonian aprovaram formalmente a primeira base da entidade fora dos EUA.
O secretário da instituição, David Skorton, foi autorizado a firmar um acordo com a V&A para “desenvolver e entregar exposições e programação sob a marca Smithsonian em um novo museu, a ser construído no Parque Olímpico Queen Elizabeth em Londres”. Espera-se que o acordo seja assinado em maio.
Em 2015, a Smithsonian Institution, com sede em Washington, DC, anunciou que esperava estabelecer um próprio posto avançado em Stratford. Em parte, devido às preocupações com o compromisso financeiro, um ano depois reduziu os planos e, em vez disso, concentrou-se em colaborar com a V&A, que já havia anunciado planos para a V&A East – uma instalação ambiciosa de armazenamento e exposição.
O acordo V&A-Smithsonian será para curadoria conjunta de exposições permanentes e temporárias. Ambas serão inspiradas nas coleções dos 19 museus do Smithsonian.
O progresso sobre a V&A East desacelerou no ano passado por causa de uma decisão de planejamento no Stratford Waterfront, que exigiu a redução na altura de duas torres residenciais de 47 para 20 andares. Mais áreas terão, portanto, de ser realocadas para viabilizar financeiramente o Distrito de Cultura e Educação. Isso reduzirá, portanto, o tamanho do prédio da V&A, que está parcialmente por trás da recente decisão do museu de estabelecer uma instalação de armazenamento separada em locais a pouco mais de dez minutos a pé.
Originalmente, esperava-se que a V&A East, em sua parceria com o Smithsonian, fosse aberta em 2021, mas agora parece que a data mais provável é 2023.