A mostra reúne peças recortadas em aço revestido, com os traços peculiares de Katz
No espaço da 27th Street, em Nova York, a galeria Paul Kasmin apresenta “Cut Outs”, exposição individual de esculturas do artista americano Alex Katz. A mostra apresenta quatro trabalhos que retratam a esposa de Katz, Ada, e um trabalho maior com várias figuras. Todas as peças são criadas em aço revestido de esmalte inox ou porcelanato. Os trabalhos ficam em exposição até 12 de abril.
As obras refletem a investigação do artista sobre as propriedades da percepção visual e o brilho da superfície como representação da figura humana. Desde a década de 1950, essa dedicação ao realismo figurativo – influenciado pela escala e poder do Expressionismo Abstrato e utilizando a linguagem gráfica da propaganda que antecipou a Pop Art – marcou Katz como um dos artistas mais inventivos e técnicos dos séculos XX e XXI.
As linhas externas duras dos recortes refletem sua materialidade severa. Criados em aço revestido, enfatizam a dedicação do artista à estética limpa e plana pela qual ele é famoso.
Katz produziu seu primeiro recorte pintado em 1959. Desde aquela época, as figuras retratadas nesta série em andamento retratam o ambiente artístico em constante mudança dos pintores, poetas e críticos de Nova York, bem como amigos e conhecidos do próprio artista. Como em grande parte da obra de Katz, as figuras existem não como personagens em uma narrativa, mas como manifestações de sua exploração contínua em arranjos formais, interrogando as particularidades da percepção e da ótica.