Em 2014, comemorando o aniversário de 101 anos de Tomie Ohtake, foi lançado o documentário “Tomie”, sobre a vida e a obra da artista
Com direção de Tizuka Yamasaki, o documentário reúne depoimentos dos críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia, além de conversas informais sobre a vida pessoal e profissional de Tomie Ohtake.
São apresentados momentos da artista trabalhando em seu ateliê, rabiscando, recortando papéis, pensando em mais um novo projeto, ao lado dos filhos Ruy e Ricardo, com a família nos almoços de domingo e com os amigos.
Tomie Ohtake é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi abençoada com a Ordem do Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.
Pela sua carreira consagrada, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. A artista faleceu em fevereiro de 2015.
Abaixo, você pode conferir o documentário que homenageia Tomie Ohtake na íntegra: