Quadro de Degas encontrado em ônibus, em Paris, será exibido no Musee d’Orsay

0

A exposição “Degas at the Opera” também deve viajar para a National Gallery of Art em Washington, DC

Uma pintura roubada de Edgar Degas, descoberta na semana passada em um ônibus nos arredores de Paris, será exibido em uma exposição no Musée d’Orsay no próximo ano.

“Les Choristes” será uma obra de destaque na exposição “Degas at the Opera”, com abertura prevista para setembro de 2019 em Paris. A mostra segue, posteriormente, para a National Gallery of Art, em março de 2020.

O trabalho do pintor impressionista francês, datado de 1877, é um pequeno monotipo pastel – uma técnica a meio caminho entre pintura e gravura – retratando o coro da ópera Don Juan durante as celebrações finais do primeiro ato, tornando-o o único dos muitos trabalhos de inspiração de ópera de Degas que não inclui dançarinos.

Um porta-voz do Musée d’Orsay disse à AFP que a descoberta da pintura, que havia sido roubada há nove anos, é um “maravilhoso final feliz”, acrescentando que “seria uma perda terrível para nós fazer [a exposição]sem esta pintura”. O mostra tem co-curadoria do ex-diretor do Louvre, Henri Loyrette, com Leïla Jarbouai e Marine Kisiel.

Agentes alfandegários franceses descobriram a pintura dentro de uma mala, no compartimento de bagagem de um ônibus, durante uma verificação de rotina enquanto estava estacionado em um posto de gasolina em Seine-et-Marne. No começo, eles não sabiam se a assinatura “Degas” na pequena pintura era autêntica, e nenhum dos passageiros admitia ser o proprietário. Mas o Musée d’Orsay foi capaz de confirmar a autenticidade do trabalho, estimado em quase US $ 1 milhão.

“Les Choristes” foi doado às coleções nacionais francesas pelo pintor francês Gustave Caillebotte em 1894, juntamente com 67 outras pinturas de vários artistas, incluindo seis outras obras da Degas. Em uma declaração à imprensa, a ministra francesa da cultura, Françoise Nyssen, chamou a recuperação da obra de “boa descoberta”, observando que o seu desaparecimento há nove anos “representou uma grande perda para a herança impressionista francesa”. A ministra ainda relembrou que no último ano foi comemorado o centenário da morte de Degas.

A pintura foi roubada em 2009, quando estava sob empréstimo no Musée Cantini, em Marselha, mas a investigação sobre o roubo, realizada pela força policial especializada na luta contra o tráfico de bens culturais, estava longe de ser solucionada.

Em um comunicado, o ministro responsável pela alfândega na França, Gérald Darmanin, elogiou “a constante vigilância dos agentes na luta contra o tráfico de bens culturais e seu compromisso com a proteção do patrimônio cultural”.

Share.

Leave A Reply