Museu Nacional de Arte Antiga e Museum of Fine Arts recebem bolsas de restauração da TEFAF

0

O comitê da feira concedeu um total de € 50.000 às instituições de Portugal e Estados Unidos

As bolsas da TEFAF, destinadas a apoiar projetos de restauração e conservação, serão destinadas ao Museu Nacional de Arte Antiga (Portugal) e o Museu de Belas Artes de Boston (EUA).

Na MNAA o prêmio possibilitará o projeto de conservação da Capela das Albertas, a parte mais antiga do Palácio Alvor, que abriga o museu. Exemplo de uma “igreja de ouro” portuguesa, a capela apresenta uma arquitetura exterior simples e um interior suntuoso. Era originalmente uma capela feminina da Ordem das Carmelitas Descalças e está decorada com azulejos de diferentes períodos de produção dos séculos XVI a XVIII.

No MFA, o valor será empregado na restauração da tela “Portrait of a Woman with a Gold Chain”, de Rembrandt van Rijn, uma das metades do par de pintura oval doada ao museu no final do século XIX. Embora o trabalho seja estruturalmente estável, a tinta não teve nenhum tratamento por cerca de 50 anos e existem várias camadas de vernizes irregulares e passagens de retoques desajeitados que obscureceram a sua superfície.

Criado em 2012, o fundo de restauração é uma das inúmeras iniciativas da TEFAF que apoiam e protegem o patrimônio cultural. Museus e instituições são elegíveis para solicitar os subsídios, concedidos por um painel independente de peritos, uma vez que seus representantes tenham frequentado a TEFAF Maastricht.

A próxima feira de Maastricht acontece entre 8 a 18 de março.

Share.

Leave A Reply