O artista chinês Ai Weiwei é um dos 27 artistas que deram o seu apoio a um leilão de caridade de alto nível em auxílio da premiada ONG Help Refugees
Outros artistas como Cecily Brown, Jake e Dinos Chapman, Jeremy Deller, Harland Miller, Julian Opie, Marc Quinn e o fotógrafo Rankin tmbém doaram trabalhos. O leilão acontece no dia 7 de dezembro e estará aberto por duas semanas na plataforma de leilões on-line Paddle8 (encerrando em 21 de dezembro) e está sendo realizado em paralelo ao lançamento no Reino Unido de HUMAN FLOW, documentário de Weiwei sobre a crise global de refugiados.
Eu sempre acredito na humanidade e vejo essa crise como minha crise – Ai Weiwei
Filmado ao longo de um ano cheio de acontecimentos em 23 países, HUMAN FLOW segue uma cadeia de histórias humanas que se estende por todo o mundo; dos campos de refugiados lotados às fronteiras de arame farpado; do deslocamento e desilusão à coragem, resistência e adaptação; do assombro das vidas deixadas para trás ao potencial desconhecido do futuro.
“Como artista, sempre acredito na humanidade e vejo essa crise como minha crise. Eu vejo essas pessoas descendo dos barcos como minha família. Eles poderiam ser meus filhos, poderiam ser meus pais, poderiam ser meus irmãos. Como ser humano, acredito que qualquer crise ou dificuldade que ocorra com outro ser humano deve ser como se estivesse acontecendo conosco. Quero agradecer a todos os artistas por sua generosidade e espero que os fundos levantados possam ajudar muitos refugiados neste inverno”, disse Ai Weiwei.
Help Refugees
Josie Naughton, co-fundadora e CEO da Help Refugees, disse: “Estamos incrivelmente agradecidos a esses artistas por doar seu belo trabalho e ficamos entusiasmados por ser parceiro oficial do Human Flow. Dois anos depois, o esforço de base ainda está na vanguarda da resposta à crise dos refugiados. A atenção pública e da mídia diminuiu, mas ainda estamos assistindo crianças chegando por milhares de costas européias com frio e doentes, e agora os meses de inverno mais severos estão sobre nós, quando mais uma vez as famílias estarão dormindo em tendas frágeis. Os fundos arrecadados neste leilão ajudarão a fornecer necessidades vitais para refugiados vulneráveis – desde abrigos contra o inverno até alimentos e roupas quentes, cuidados médicos de emergência e muito mais. Pedimos aos colecionadores que escolham o amor neste inverno, oferecendo generosamente”.
Esta é a lista completa dos artistas que contribuíram para este leilão de obras de arte em prol da Help Refugees: Ai Weiwei, Aitor Throup, Angela Palmer, Cecily Brown, Jake e Dinos Chapman, Claudia Comte, Dan Baldwin, Elaine Constantine, Harland Miller, Haroon Mirza, Hayden Kays, Jason Shulman, Jeremy Deller, Jo Metson Scott, Julian Opie, Juno Calypso, Kate Giles, Marc Quinn, Massimo Vitali, Nina Fowler, Patrick Hughes, Rankin, Robert Montgomery, Rob Ryan, Sophie Kipner, Venetia Barry, Tim Walker.
A ONG trabalha na linha de frente da crise dos refugiados, na Europa e além. Fundada em 2015 como parte de um movimento de voluntários, em apenas dois anos se tornou uma das organizações de ajuda humanitária mais proeminentes e eficazes que trabalham com refugiados. A Help Refugees dá suporte a mais de 80 projetos diferentes que alcançaram e beneficiaram mais de 600.000 pessoas que escaparam da guerra, violência e perseguição.