Os curadores se empenharam em apresentar uma lista com presença verdadeiramente global de artistas emergentes
Sob o título “Songs for Sabotage”, a trienal do New Museum acontece em Nova York entre 13 de fevereiro e 27 de maio de 2018. Ocupando quatro andares do museu, a quarta edição do festival tem co-curadoria de Gary Carrion-Murayari, curador da Família Kraus no New Museum, e Alex Gartenfeld, diretor-adjunto e curador-chefe do Institute of Contemporary Art, em Miami.
Para o portal Artnet News, Gartenfeld disse: “Os centros de arte como Nova York podem ser os lugares mais insulares de todos. Com esta exposição, buscamos revisar criticamente o que significa ser global, apresentando jovens artistas líderes de centros e redes emergentes de arte em todo o mundo”.
Reunindo trabalhos em suportes diversos, a exposição “questiona como indivíduos e coletivos em todo o mundo podem efetivamente abordar a conexão de imagens e cultura com as forças que estruturam nossa sociedade”, de acordo com o comunicado de imprensa. “Equivale a um apelo à ação, um envolvimento ativo e uma interferência nas estruturas políticas e sociais que os exigem urgentemente”.
Os 30 artistas escolhidos pelos curadores vêm de 19 diferentes países e variam entre 25 e 35 anos de idade. Apresentando trabalhos novos e recentes, a maioria das peças incluídas são de artistas que estão exibindo nos Estados Unidos pela primeira vez.
Aqui está a lista completa dos artistas:
Cian Dayrit
Violet Dennison
Tomm El-Saieh
Janiva Ellis
Claudia Martínez Garay
Haroon Gunn-Salie
Matthew Angelo Harrison
Tiril Hasselknippe
Inhabitants (Pedro Neves Marques e Mariana Silva)
KERNEL (Pegy Zali, Petros Moris e Theodoros Giannakis)
Manolis D. Lemos
Zhenya Machneva
Chemu Ng’ok
Gresham Tapiwa Nyaude
Daniela Ortiz
Lydia Ourahmane
Hardeep Pandhal
Dalton Paula
Julia Phillips
Wong Ping
Anupam Roy
Manuel Solano
Diamond Stingily
Song Ta
Wilmer Wilson IV
Shen Xin