Apesar das dificuldades orçamentárias e políticas, a edição deste ano foi um sucesso, com repercussão positiva tanto em Kassel quanto em Atenas
Depois de 100 dias em Kassel, chegou ao fim a Documenta 14. Segundo os organizadores do evento, houve um aumento considerável em relação à última edição, em 2012. No total, 891.500 pessoas visitaram o braço da exposição que aconteceu em Kassel; já a vertente de Atenas, que também funcionou por 100 dias, atraiu 339 mil visitantes.
Confira: Cenas do Instagram: #Documenta14
Como comparação, a Documenta 13, em 2012, reportou 905 mil visitantes em Kassel, um pouco mais do que este ano, bem como 25 mil visitas a outra edição satélite em Cabul, no Afeganistão. Mas somando os números de Kassel e Atenas, em 2017, nota-se um aumento voraz na audiência. Os organizadores calculam que “mais de um milhão de visitantes viram a exposição em ambas as cidades”.
Um porta-voz da Documenta explicou que os visitantes foram computados em Kassel porque o acesso à maioria de seus locais eram baseados em um bilhete único; ao invés disso, em Atenas, não haviam bilhetes únicos e muitos locais tinham visitação gratuita ou estavam abertos apenas para eventos específicos.
Os números da audiência foram uma fonte de discussão para a equipe curatorial da Documenta 14, que disse em uma carta aberta na semana passada: “Os locais de exposição atingiram seus limites de capacidade. Qualquer exigência de um crescimento ainda maior provém de um sonho de Documenta para ser mais uma engrenagem na indústria turística e cultural – um espetáculo genérico e lucrativo”.
Vídeo: Marta Minujin: The Parthenon of Books / Documenta 14 Kassel
Enfatizando a maneira como a Documenta tentou atingir o público de novas formas, o anúncio também observou que a série de rádio da exposição, “Every Time a Ear di Soun”, teve 700 mil ouvintes on-line – e muitos outros mais, se fosse contabilizar os ouvintes via ondas de rádio em Camarões, Indonésia, Estados Unidos e outros países onde foi transmitido. Além disso, 119 mil pessoas participaram de visitas como membros do “Documenta 14 Chorus”.
Sobre isso, há muito o que ser avaliado nos cinco anos de espera até a próxima edição: “A Documenta 14 não pertence a ninguém em particular. É compartilhada entre seus visitantes e artistas, leitores e escritores, assim como com todos aqueles cujo trabalho fez com que ela acontecesse”.
A Documenta 15 está prevista para acontecer em 2022.