A parceria de longo prazo com a capital argentina tem o objetivo de expandir o alcance da Art Basel para além de suas três feiras de arte
Recentemente anunciado, o projeto Art Basel Cities pretende apoiar o ecossistema cultural de cidades escolhidas através de artistas, galerias, espaços sem fins lucrativos e instituições públicas.
Agora, a Art Basel anunciou detalhes da primeira Art Basel Cities, iniciativa que expande seu formato atual de organizar feiras de arte e trabalhar com galerias estabelecidas em suas três edições (Basileia, Miami, Hong Kong). O projeto pretende desenvolver, em longo prazo, programas culturais sustentáveis e de suporte em locais específicos ao redor do mundo. A iniciativa funcionará com cidades parceiras selecionadas, criando projetos site-specifics que contribuirão para a rede criativa e cultural existente nelas.
Art Basel Cities: Buenos Aires
A primeira etapa será Art Basel Cities: Buenos Aires, que planeja fornecer suporte estrutural à comunidade artística local da cidade, onde várias propostas devem facilitar parcerias, projetos culturais e fortalecer o mundo da arte local. Em setembro de 2018, o projeto lançará uma semana de programação pública em toda a cidade, dirigida por Cecilia Alemani – curadora chefe da High Line Art, programa de arte pública que funciona ao longo da High Line, em Nova York. Ela também é curadora do Pavilhão Italiano na Bienal de Veneza de 2017 e colaborou com muitos museus, instituições e fundações.
Em paralelo, a Art Basel Cities também vai criar a Art Basel Cities House em Buenos Aires, que deve sediar uma série de eventos já a partir de novembro de 2017. Os parceiros culturais e criativos locais serão convidados a participar de suas palestras, eventos e oficinas, enquanto a Art Basel convidará uma lista de profissionais do mundo da arte internacional, incluindo colecionadores, curadores e diretores de museus, para descobrir a cena artística local.
Art Basel Cities Exchange
Além disso, a Art Basel e a Buenos Aires também apresentaram o Art Basel Cities Exchange, que dá o suporte necessário ao aspecto duradouro desta parceria, apoiando a arte local a longo prazo. Este programa vai oferecer residências internacionais aos criativos argentinos, desde estágios até residências curatoriais e programas de tutoria. O primeiro será apresentado em novembro, como parte da Art Basel Cities House Week, com a abertura de uma convocação aberta para um programa de estágio, colocando profissionais do mundo artístico de Buenos Aires em galerias de todo o mundo.
Uma plataforma de crowdfunding da Art Basel será ativada para apoiar várias organizações sem fins lucrativos na cidade, ajudando a realizar projetos, incluindo programas educacionais, instalações públicas e livros de artistas. Com o Cities Exchange, também será criado o Project Bureau, plataforma digital que ajudará a conectar profissionais de arte em todo o mundo com a cena artística local de Buenos Aires.
Para dar suporte a esta inciativa, foi criado um conselho consultivo composto por figuras do mundo da arte com fortes laços com Buenos Aires. Os membros deste conselho recém-formado incluem Pablo León de la Barra, Gustavo Bruzzone, Eduardo Costantini, Marlise e Anibal Jozami, Frances Reynolds, Adriana Rosenberg e Juan e Patricia Vergez, além de Diego Radivoy, Diretor Geral de Indústrias Criativas do governo de Buenos Aires.