Com 140 minutos, documentário lançado durante o Festival de Veneza acompanha refugiados de todo o mundo
Human Flow é o primeiro longa-metragem de Ai Weiwei, que aborda questões sobre a crise global de refugiados. Lançado durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme teve os direitos de distribuição dos EUA adquiridos pela Amazon Studios.
Filmado principalmente na ilha grega de Levsos, o documentário inclui entrevistas e imagens de mais de 40 campos de refugiados em 23 países. O filme examina a situação global dos imigrantes expulsos de suas terras, que seja pela pobreza, a guerra ou as mudanças climáticas. O assunto sugere um comentário biográfico irônico, já que Ai Weiwei foi confinado ao seu próprio país há anos depois que as autoridades chinesas pegaram seu passaporte e o proibiram de viajar.
Human Flow é uma jornada pessoal, uma tentativa de entender as condições da humanidade em nossos dias, disse Ai Weiwei ao anunciar o projeto. O filme é feito com crenças profundas no valor dos direitos humanos. Neste momento de incerteza, precisamos de mais tolerância, compaixão e confiança uns dos outros, já que todos somos um. Caso contrário, a humanidade enfrentará uma crise ainda maior.
A crise global dos refugiados tem sido tema central nos trabalhos recentes de Ai Weiwei, incluindo a instalação do “Law of the Journey”, sob a temática de bote salva-vidas, agora vista na Galeria Nacional de Praga, além dos milhares de coletes salva-vidas utilizados para envolver fachadas de construções em Berlim e Viena .