O grafite de Banksy desbancou nomes como Turner, Gormley e Jeff Koons
Em uma pesquisa recente realizada entre os adultos ingleses, o polêmico Banksy surgiu à frente de nomes como Turner e Constable. Seu grafite “Ballon Girl” foi eleito como a obra de arte britânica favorita, refletindo as preferências sempre mutáveis em relação à arte.
A pesquisa foi realizada pelo Frame National Art Audit, com 2.000 britânicos votando em suas obras plásticas favoritas, a partir de uma lista elaborada por um grupo de editores e escritores dedicados às artes. Os resultados apresentam os artistas contemporâneos lado a lado com os grandes mestres – apontando para um gosto nacional eclético que contempla até mesmo obras que produzidas em massa ou em grande escala.
Grafite e capas de discos
“Balloon Girl”, pintura estêncil de Banksy que apareceu ao lado de uma loja no leste de Londres em 2002 e representa uma garotinha soltando um balão vermelho, encabeçou a lista das melhores obras de arte britânicas. O grafite foi removido e vendido em 2014 por cerca de £ 500 mil (US$ 651 mil).
Banksy desbancou a paisagem pastoral “The Hay Wain” (1821), de John Constable, que aparece em segundo lugar. Amplamente reproduzido, “The Singing Butler”, de Jack Vettriano, ocupa a terceira posição, quando obras em capas de álbuns pertencentes a milhões agora são consideradas como arte decorativa, com capas de discos de bandas como Beatles, Pink Floyd e The Sex Pistols altamente valorizadas pela nação e figurando no Top 20.
“The Fighting Temeraire” (1839), de JMW Turner, que retrata um barco sendo puxado ao longo do Tâmisa, ficou em quarto lugar na pesquisa, enquanto a escultura “The Angel Of The North” (1998), de Antony Gormley, foi eleita em quinto lugar.
Três capas de álbuns estão no Top 20, incluindo a capa de Peter Blake para o “Sgt Pepper” dos Beatles, o trabalho de Hipgnosis e George Hardie para “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, e a capa de Jamie Reid para o álbum “Never Mind the Bollocks”, do Sex Pistols.
Cerca de 30% das obras foram criadas apenas dos últimos 25 anos. O amor da nação pela escultura, arte pública e as capas de discos significa que apenas metade dos 20 melhores trabalhos são pinturas ou desenhos tradicionais.
Duas artistas femininas aparecem no Top 20, com “Movement in Squares”, de Bridget Riley, e “Scallop”, de Maggi Hambling, ocupando os 15º e 18º lugares, respectivamente.
Top 20
O ranking das obras preferidas pelos britânicos é este:
1. Banksy; Balloon Girl – 44%
2. John Constable; The Hay Wain – 33%
3. Jack Vettriano; The Singing Butler – 31%
4. JMW Turner; The Fighting Temeraire – 30%
5. Antony Gormley; The Angel of the North – 27%
6. L S Lowry; Going to the Match – 26%
7. John William Waterhouse; The Lady of Shalott – 26%
8. Peter Blake; capa de Sgt Pepper – 23%
9. Hipgnosis and George Hardie; capa de Dark Side of the Moon – 23%
10. George Stubbs; Mares and Foals – 22%
11. Thomas Gainsborough; Mr and Mrs Andrews – 20%
12. John Everett Millais; Ophelia – 14%
13. Andy Goldsworthy; Balanced Rock Misty – 13%
14. David Hockney; A Bigger Splash – 11%
15. Bridget Riley; Movement in Squares – 11%
16. Anish Kapoor; ArcelorMittal Orbit – 11%
17. Stik; A Couple Hold Hands in the Street – 10%
18. Maggi Hambling; Scallop – 10%
19. Henry Moore; Reclining Figure – 9%
20. Jamie Reid; capa de Never Mind the Bollocks – 9%