David Hockney Gallery abre em Bradford para celebrar o 80º aniversário do artista

0

O espaço, na cidade natal do artista, vai abrigar esboços do começo da carreira, desenhos recentes e imagens de álbuns de sua família

A cidade de Bradford, na Inglaterra, acaba de inaugurar uma galeria dedicada ao artista David Hockney, como presente de aniversário de sua cidade natal em homenagem ao seu 80º aniversário. A galeria ocupa algumas salas do primeiro andar do Cartwright Hall, lugar frequentemente visitado por Hockney nas décadas de 1940 e 1950.

O novo espaço permanente abriga trabalhos criados pelo artista que abrangem toda sua carreira. Uma série de fotos raras e inéditas de seus álbuns pessoais, juntamente com alguns de seus primeiros blocos de esboço, acompanham a exposição. Muitas das pinturas em cartaz retratam cenas de ruas e mercados locais, pintados no período em que o artista frequentou a Bradford School of Art, na década de 1950.

“Eu adorava ir ao Cartwright Hall quando criança”, disse Hockney em um comunicado. “Era o único lugar em Bradford onde eu podia ver pinturas reais”. O curador Jill Iredale disse: “Ele teve uma conexão bastante próxima com Cartwright Hall quando ele era criança. As primeiras vezes que ele veio aqui, foi trazido pelos seus pais. Eles tinham uma forte convicção de que a educação era importante e seu pai estava particularmente interessado em arte”.

As fotos de seus álbuns pessoais incluem imagens dele nos EUA, em frente às piscinas da Califórnia, logo depois de se mudarem para lá na década de 1960. Há outras dele com sua mãe e pai em um barco no Lake District na década de 1970, e com seus cachorros nos anos 80.

As obras incluem trabalhos desde seu tempo no Royal College of Art, em Londres, passando por pinturas em grandes formatos de piscinas na Califórnia até para esboços de iPad, que ele fez quando voltou a viver em Yorkshire, há seis anos. Também será exibido um filme de Bruno Wollheim com duração de 20 minutos, com imagens extraídas a partir de filmagens que acompanham Hockney entre 2003 e 2006.

No início do ano, foi encerrada uma retrospectiva com obras de Hockney que ocupou a Tate Britain, com recorde de 478.082 visitantes, tornando-se a exposição mais popular da galeria. A mesma exposição está no Centro Pompidou, Paris, até 23 de outubro.

Share.

Leave A Reply