Na Alemanha, dois grandes eventos dedicados a arte terão início neste final de semana
A primeira parte da 14ª edição da Documenta iniciou em abril, em Atenas. No próximo sábado, 10 de junho, é a vez de Kassel inaugurar a exposição complementar. A abertura coincide com o início da 5ª edição do Skulptur Projekte Münster, que ocupa a cidade alemã de Münster.
Fundada por Arnold Bode, a Documenta acontece a cada cinco anos em Kassel, desde 1955. Começou como uma exposição de arte contemporânea e moderna que mostrou obras marcadas como “degeneradas” pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Apelidado de “museu de cem dias”, a Documenta atraiu 130 mil visitantes em sua edição inaugural. Este ano marca a primeira vez em que a exposição está sendo sediada em duas cidades.
Leia mais: Primeira parte da Documenta 14 já ocupa Atenas
Durante o primeiro fim de semana da exposição em Kassel, os visitantes poderão ver as performances de Georgia Sagri, Rasheed Araeen, Negros Tou Moria, Pope.L, Prinz Gholam, Yael Davids, Narimane Mari, Nikhil Chopra e Irena Haiduk, bem como projetos e obras de arte em mais de quarenta lugares em toda a cidade, incluindo o Fridericianum, Gottschalkhalle, Neue Galerie e o Stadtmuseum.
Para facilitar a visualização das obras dos 160 artistas participantes, a Documenta 14 fez parceria com a Aegean Airlines para criar um novo voo direto entre as duas cidades, que estão a cerca de 2.500 km de distância. A Documenta em Kassel será realizada até 17 de setembro.
Skulptur Projekte, em Münster
Enquanto isso, em Münster, o Skulptur Projekte abre no LWL – Museum für Kunst und Kultur com uma festa que celebra o evento. Ônibus de traslado estarão disponíveis para transferir visitantes entre os dois locais.
De 10 de junho a 1 de outubro, cerca de trinta novas produções artísticas estarão em exibição em toda a cidade. A entrada para a exposição, que só ocorre a cada dez anos, é gratuita. Fundado em 1977, o Skulptur Projekte Münster convida artistas de todo o mundo a explorar a relação entre arte, espaço público e ambiente urbano, e desenvolver obras site-specific. Este ano, Kasper König, que trabalhou em todas as versões do Skulptur Projekte desde a sua fundação, será o diretor artístico, em colaboração com Britta Peters e Marianne Wagner.
Os organizadores permanecem em segredo sobre os projetos e obras de arte que serão apresentados na exposição e, pela primeira vez, a exposição ampliará seu limite geográfico, com a colaboração da cidade vizinha de Marl para receber alguns trabalhos. Ao todo, o evento espera receber mais de 600 mil visitantes.