Visita virtual da exposição de Mark Bradford “Tomorrow is Another Day” para o Pavilhão dos Estados Unidos na Bienal de Arte de Veneza, 2017
A exposição de Mark Bradford para o Pavilhão dos Estados Unidos na Bienal de Veneza nasceu do seu compromisso de longa data com a natureza inerentemente social do mundo material em que todos habitamos. Para Bradford, a abstração não se opõe ao conteúdo; ela o encarna. Sua seleção de materiais comuns representa tanto a indústria da cultura quanto a economia cinza. Bradford renova as tradições da pintura abstrata e materialista, demonstrando que a liberdade da representação socialmente prescrita é profundamente significativa nas mãos de um artista negro.
Os interesses sociais e intelectuais inerentes à obra de Bradford estão presentes no Pavilhão, principalmente sua preocupação com pessoas marginalizadas, tanto em sua vulnerabilidade como em sua resiliência, além da ameaça cíclica e da esperança de promessa social americana não cumprida. Fruto de um momento de terrível incerteza, Tomorrow is Another Day é uma narrativa de ruína, violência e possibilidade, uma história de ambição e crença na capacidade da arte de empenhar todos nós em discussões urgentes e profundas, ou até mesmo na ação.
Vídeo publicado pela Vernissage TV