A feira de arte contemporânea de Buenos Aires acontece até sábado, dia 27
A partir de hoje acontece em Buenos Aires a 26ª edição da ArteBA, com a participação de mais de 91 galerias, provenientes de 20 países, divididas em sete categorias.
Na seção principal, onde estão as galerias estabelecidas no mercado, estarão as brasileiras Baró Galeria, Casa Triângulo, Emma Thomas, Galeia Leme e Vermelho. Dentro desta seção, há duas sub-divisões: a Special Projects Patio Bullrich, com estandes que exibem até três artistas, e Gabinete AA2000, com exibições individuais.
Além da seção principal, a Solo Show Zurich, com curadoria de Sofía Hernández Chong Cuy, apresenta mostras individuais de artistas latino-americanos. O U-TURN Project Rooms, com curadoria de Chris Sharp, traz 15 galerias do exterior. Já a seção Barrio Joven Chandon, onde está a brasileira Blau Projects, tem curadoria de Raúl Flores e Miguel A. López e destaca 15 “espaços inovadores ou alternativos, representando jovens artistas emergentes”. Por fim, a seção “Dixit: rro”, com curadoria de Sarah Demeuse e Javier Villa, fala sobre “o foco no futuro, do ponto de vista de uma necessidade visceral e intensificada de estar no presente”, de acordo com um comunicado de imprensa.
Os números da ArteBA são similares aos do ano passado, embora apresente 23 novas galerias participantes. No total, obras de mais de 370 artistas estarão em exposição. Mais de metade das peças vem do exterior; acredita-se que um dos grandes fatores de influência tenha sido a recente presença do país na ARCO, feira de arte de Madri, que este ano teve a Argentina como convidada especial.