A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram é acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus
O dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus e, para celebrar, todos os anos o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove uma série de ações para aproximar a população brasileira das exposições.
Em 2016, o evento gerou para as instituições participantes um aumento de 79% no número de visitantes durante a semana dedicada a ele. A primeira edição da Semana de Museus, em 2003, contou com 57 museus participantes. Desde então, este número vem crescendo e, a partir de 2012, mantém uma média de mais de mil instituições participantes.
15ª Semana de Museus
O tema da edição de 2017 é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, proposto para ser trabalhado em atividades diversificadas pelos 1.070 museus inscritos em 485 municípios, que trarão uma programação especial com mais de 3 mil atividades como palestras, workshops, saraus culturais de artesanato, artes plásticas, literatura e música, peças de teatro, contação de histórias e “garimpo” de objetos antigos junto a colecionadores.
Dentre as instituições participantes na edição deste ano não estão apenas museus, mas também casas e centros de cultura, universidades, memoriais, arquivo histórico, escolas e até um hospital.
A Semana de Museus acontece em inúmeras instituições espalhadas pelo Brasil até domingo, dia 21 de maio. Confira aqui a programação completa.
Em São Paulo são 48 espaços participantes, entre museus e centros culturais, como a Casa das Rosas, Catavento Cultural, Museu Afro Brasil, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte Moderna, entre outros. Todas as atividades respeitam os horários de funcionamento e o valor dos ingressos de cada instituição.