O Art Fund anunciou os cinco museus finalistas do maior e mais prestigiado prêmio anual do mundo, destinado a museus
O Art Fund anunciou os cinco museus que foram selecionados como finalistas do Art Fund Museum of the Year 2017, o prêmio de maior prestígio para museus no Reino Unido. A lista foi apresentada por Stephen Deuchar, diretor do Art Fund, em um evento no British Museum. O museu vencedor, que receberá £ 100.000, será anunciado em uma cerimônia no British Museum em 5 de julho. Pela primeira vez, os outros museus indicados receberão £ 10.000, em reconhecimento pelas suas realizações.
Falando em nome do júri, Stephen Deuchar disse: “Cada um desses museus teve um ano notável, alcançando – de várias maneiras – novos níveis para servir e inspirar seus visitantes. Quer revelem novos edifícios, galerias, exposições ou programas públicos, todos os finalistas demonstraram um verdadeiro compromisso com a inovação e a experimentação, oferecendo novas perspectivas e novas formas de ver e compreender suas coleções”.
Nos últimos seis anos, os vencedores do prêmio foram o V&A (2016), Whitworth (2015), Yorkshire Sculpture Park (2014), William Morris Gallery (2013), Royal Albert Memorial Museum (2012) e o British Museum (2011).
Os museus indicados ao prêmio deste ano são:
Lapworth Museum of Geology, Birmingham
Datado de 1880, o Lapworth é um dos principais museus geológicos do Reino Unido. O museu reabriu em junho de 2016 após uma reforma e expansão de 2,7 milhões de libras, que transformou o museu universitário acadêmico em uma grande atração pública. Sua reabertura trouxe de volta coleções científicas significativas de mais de 250.000 espécimes, que vão desde esqueletos de dinossauros a rochas vulcânicas.
National Heritage Centre for Horseracing & Sporting Art, Newmarket
Este centro combina três atrações em uma: o National Horseracing Museum, o Fred Packard Museum e as Galerias do British Sporting Art. O ano de 2016 foi excepcional para o National Heritage Centre, pela conclusão e abertura formal por parte de Sua Majestade a Rainha, em novembro. O projeto criou um centro cultural no coração de Newmarket, que combina a história, ciência, arte e a cultura das corridas de cavalo com os melhores exemplos da arte esportiva britânica, juntamente com uma oportunidade para os visitantes a conhecer os cavalos de corrida antigos nos estábulos restaurados e a arena recém-construída.
Sir John Soane’s Museum, Londres
Este museu mágico em Lincoln Inn Fields foi projetado pelo grande arquiteto neo-classical Sir John Soane (1753-1837) para abrigar sua coleção proeminente da arte e artefatos. Doado à nação após sua morte e preservado de acordo com seus desejos como uma “academia das artes” para a inspiração e educação de todos, tem recebido visitantes, gratuitamente, por mais de dois séculos. Em 2016 teve sua restauração, avaliada em £ 7 milhões, concluída. Um terceiro espaço foi aberto ao público, 10% da coleção de arte foi posta de volta em exposição e a totalidade de sua coleção de 40.000 itens está agora disponível online.
Tate Modern, Londres
Inaugurada em 2000, a Tate Modern é a galeria nacional de arte moderna e contemporânea. No ano passado foi inaugurado o Switch House, novo prédio de dez andares que recebeu 143 mil visitantes nos três primeiros dias e um total de 6 milhões desde então. As exposições no Switch House incluem desde escultura e instalação até performance e trabalho colaborativo, refletindo a evolução radical da coleção Tate. No Boiler House, prédio original, exposições completamente novas oferecem quatro abordagens diferentes para os últimos 100 anos de história da arte, enfatizando as perspectivas internacionais e mostrando muito mais das mulheres artistas.
Hepworth Wakefield
Situado em um prédio projetado por David Chipperfield e com vista para o River Calder, o Hepworth Wakefield é uma galeria de arte, museu e espaço criativo tão único como a artista que inspirou – Barbara Hepworth (1903-75). Em 2016, criou um programa ambicioso para comemorar seu quinto aniversário. Os visitantes aumentaram em 21% e 26.000 pessoas participaram de programas de aprendizagem e divulgação. O Prêmio Hepworth de Escultura foi lançado para inflamar o debate e o envolvimento com a escultura contemporânea e reafirmar a posição de Yorkshire como o lar da escultura britânica moderna, com Helen Marten ganhando o prêmio de £ 30,000. O Hepworth Wakefield também anunciou seus planos para criar um inspirador jardim público, projetado pelo designer internacional líder, Tom Stuart-Smith.