Realizada desde 1955, a Documenta ocupa duas cidades distintas – Atenas e Kassel – pela primeira vez
Depois de cinco anos, a Documenta volta à cena em sua 14ª edição – a primeira a ser hospedada em duas cidades, Atenas e Kassel. Inaugurada na capital grega no último dia 8 de abril e apresentando 160 artistas, “Learning from Athens” vai ocupar 40 locais públicos, incluindo o Conservatório de Atenas, o Museu Nacional de Arte Contemporânea (EMST), o Templo de Zeus e a Escola de Belas Artes de Atenas. A segunda parte da Documenta será aberta em Kassel em 10 de junho.
A programação inaugural inclui performances de Nikhil Chopra, Jani Christou, Nevin Aladağ, Joar Nango e Pope. L; uma exibição de “An Opera of the World”, de Manthia Diawara; o workshop “Dynamis (Askese-on Empathy)”, de Geórgia Sagri; e a leitura de “Monument to Revolution”, de Sanja Iveković.
Documenta de Kassel
O artista e educador Arnold Bode fundou a Documenta em Kassel no ano de 1955, com o objetivo de acabar com o isolamento cultural da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Ele a concebeu como parte do Bundesgartenschau, uma bienal de horticultura realizada em Kassel naquela época.
Através da exposição, Bode quis expor os alemães às obras de arte internacionais que anteriormente eram proibidas pelo regime nazista, que rotulava as obras expressionistas, fauvistas e cubistas como “Entartete Kunst” (arte degenerada).
A Documenta inaugural centrou-se na arte abstrata das décadas de 1920 e 1930, atraindo mais de 130.000 pessoas.
Documenta 14 – Atenas
A edição deste quinquênio é dirigida por Adam Szymczyk. Em Atenas, a Documenta acontece entre 8 de abril e 16 de julho; em Kassel, será realizada entre junho e 17 de setembro de 2017.
Os organizadores da Documenta mostraram-se sigilosos sobre a lista dos artistas participantes e mais detalhes sobre a edição deste ano. Alguns projetos já eram conhecidos – como o Rose Valland Institute, de Maria Eichhorn, por exemplo – mas na maior parte dos casos os detalhes da Documenta 14 haviam sido mantidos em segredo.
Na pre-estréia em Atenas os artistas foram revelados – literalmente. Uma cortina foi levantada, revelando todos os curadores e artistas que estavam sentados em filas, como estudantes em uma cerimônia de formatura. A lista completa de locais, eventos e performances está disponível no site da Documenta.
1 comentário
Documenta em Atenas.