Os artistas foram agraciados com a medalha que homenageia grandes nomes por sua contribuição à arte mundial
O artista Anselm Kiefer e o escritor Mario Vargas Llosa são os homenageados com a Medalha J. Paul Getty, oferecida anualmente a dois artistas notáveis. Eles receberão seus prêmios em um jantar no Morgan Library and Museum de Nova York em novembro.
“Honraremos dois dos grandes artistas do mundo”, disse Maria Hummer-Tuttle, presidente do conselho de curadores. “Anselm Kiefer e Mario Vargas Llosa estão envolvidos em grandes idéias e momentos históricos, compartilhando com o Getty de um compromisso apaixonado com a cultura global”.
O alemão Kiefer é conhecido por criar alegorias pictóricas sobre trauma e guerra, enquanto Vargas Llosa é um dos escritores mais importantes do Peru. Ao contrário dos medalhistas do ano passado – um deles era Ellsworth Kelly, que havia morrido vários meses antes do anúncio – ambos os destinatários continuam trabalhando.
Desde que foi criado em 2013, o J. Paul Getty Trust reconheceu seis indivíduos por suas contribuições extraordinárias para as artes. Entre os vencedores do prêmio estão Harold Williams e Nancy Englander, por sua iniciativa em criar o Getty; Lord Jacob Rothschild, pela sua liderança na preservação do patrimônio cultural; Frank Gehry, por transformar a paisagem construída com edifícios como o Walt Disney Concert Hall; Yo-Yo Ma, pelos seus esforços para compreender melhor as diversas culturas do mundo; e Ellsworth Kelly, para pinturas e esculturas da mais alta qualidade e originalidade.