A feira de arte do Rio de Janeiro vai ocupar agora a Marina da Glória, que passou por um recente processo de revitalização
A ArtRio está confirmada para agitar o cenário de arte carioca entre os dias 13 e 17 de setembro. Este ano, o evento acontece em novo endereço: a Marina da Glória, totalmente renovada e com vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, os mais icônicos cartões postais da cidade. A feira, que estreou em 2010, vinha desde então ocupando o Pier Mauá.
“A ArtRio chega a sua 7ª edição com uma proposta madura, consistente e baseada na alta qualidade do trabalho que vem realizando. A decisão de levar o evento para a Marina da Glória tem como base a criação de um novo espaço para a feira, mais amplo e integrado, com novas possibilidades de ações e projetos. Nosso foco principal com a ArtRio continua sendo estimular o mercado de arte no Brasil e atuar para que o mesmo seja sério, reconhecido globalmente e baseado em princípios éticos de respeito à arte”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Presenças internacionais
Selecionadas por um comitê especializado, as galerias participantes se dividem em dois setores: PANORAMA, com galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea; e VISTA, dedicado às galerias jovens, com projetos de curadoria experimental.
As inscrições para as galerias que desejam participar desta edição já estão abertas. O Comitê de Seleção de 2017 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke Cultural / RJ).
Reconhecida como um dos mais importantes eventos do segmento, a ArtRio faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. A ArtRio é uma grande plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte.
Marina da Glória
O novo endereço da feira passou recentemente por uma revitalização estimada em R$ 70 milhões. Entre as novidades, estão mais espaços para eventos e um parque público projetado pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração com o entorno.
Em novembro, o local recebeu a exposição “Monumental – Arte na Marina da Glória”, com trabalhos de grandes proporções de 20 artistas, entre eles Antonio Bokel, Almandrade, Almicar de Castro, Artur Lescher, Caligrapixo, Delson Uchoa, Franz Weissmann, Galeno e Ursula Tautz. A exposição deu início a uma ocupação das artes plásticas no local, um dos compromissos da administração com os cariocas.