Obra do alemão Georg Bazelitz deve quebrar o recorde em vendas de leilão com obra estimada entre £ 6,5 e £ 8,5 milhões
Uma obra rara do pintor alemão Georg Baselitz (estimada entre £ 6,5 e £ 8,5 milhões) está prestes a quebrar o recorde do artista em leilão. O lote será oferecido no leilão de arte contemporânea na Sotheby’s de Londres no próximo dia 8 de março. “Mit Roter Fahne” (With Red Flag), 1965, da série pioneira “Heroes”, é uma pintura que consolidou a reputação do artista como uma das vozes as mais provocativas e intrincadas do pós-guerra.
A tela impressionante de Baselitz é um dos 17 trabalhos de artistas alemães que a Sotheby’s irá oferecer nesta data, representando cerca de um quarto dos lotes oferecidos. Outros destaques incluem “Eisberg”, de Gerhard Richter (entre £8 e £12 milhões); a monumental “Athanor”, de Anselm Kiefer (£1,5 – £2,5 milhões); “Die-Schmiede”, de Sigmar Polke (£1 – £1,5); ao lado de obras de Wolfgang Tillmans, Albert Oehlen, Thomas Schütte, Günther Förg, Günther Uecker e Michael Krebber.
Alex Branczik, Chefe de Arte Contemporânea da Sotheby’s na Europa, disse: “Os momentos sísmicos da mudança social e política na história sempre criaram mudanças sísmicas na arte, algo que sem dúvida vemos na Alemanha do pós-guerra. Muitos desses artistas enfrentaram desafios; alguns com temas profundos, ao mesmo tempo que criaram novas linguagens visuais que redefiniram a história da arte europeia”.
O crescimento da arte contemporânea alemã
O mercado da arte contemporânea alemã tem se fortalecido nos últimos anos, liderado pelos US$ 46,3 milhões obtidos com a venda de “Abstraktes Bild”, de Gerhard Richter, na Sotheby’s de Londres em 2015 – um recorde para qualquer artista europeu vivo. Richter é apenas um de uma onda de mestres pós-guerra alemães que definem o mercado de arte contemporânea de hoje.
- Nos últimos 5 anos, houve um aumento de 31% no número de licitantes em arte contemporânea alemã nos leilões da Sotheby’s em todo o mundo.
- Nas vendas de arte contemporânea da Sotheby’s de Londres, em 2016, cerca de 20% das obras oferecidas eram de artistas alemães.
- Nas vendas da Frieze Week da Sotheby’s, em outubro de 2016, as nove obras oferecidas de artistas alemães representaram 43,3% (£ 20,76 milhões) do total de vendas.
- Só nos últimos dois anos, Wolfgang Tilmans, Gerhard Richter, Albert Oehlen, Thomas Schütte, Georg Baselitz, Martin Kippenberger, Günther Uecker, Sigmar Polke, Michael Krebber e Günther Förg marcaram novos recordes em leilão.