A obra-prima é parte de uma exposição itinerante que reúne dezesseis pinturas do grande mestre Boticelli
A pintura da Vênus, realizada pelo mestre italiano Sandro Botticelli, estará à mostra nos Estados Unidos pela primeira vez, como parte de uma exposição itinerante que apresenta dezesseis pinturas de toda sua obra.
“Botticelli and the Search for the Divine: Florentine Painting between the Medici and the Bonfires of the Vanities” estará em cartaz no Muscarelle Museum of Art, na Virgínia, antes de viajar para o Museum of Fine Arts de Boston. Como um dos destaques, a exposição apresentará uma de apenas duas representações isoladas de Vênus já pintadas pelo artista consagrado.
Assim como as dezesseis obras de Botticelli – muitas em tamanho natural, vindas de museus e igrejas italianas – os visitantes também vão encontrar seis obras de seu mestre, Filippo Lippi. A mostra irá proporcionar uma rara oportunidade de ver as obras do único aluno do lendário Masaccio e professor de Botticelli, ao lado de seu aluno mais famoso. Também estão em exibição as obras do filho de Lippi, Filippino Lippi, que por sua vez foi aluno de Botticelli, ao lado de outros importantes representantes do Renascimento na Florença, como Antonio del Pollaiuolo, e retratos dos inimigos jurados Lorenzo, o Magnífico, e Fra Girolamo Savonarola.
A exposição é uma colaboração entre o Muscarelle Museum, MFA Boston e a italiana Associazione Culturale Metamorfosi. Renato Miracco, Embaixada da Itália, expressou sua empolgação pela exposição, que é a mais recente de uma longa linha de colaborações entre a Embaixada da Itália nos EUA e o Muscarelle Museum. “Será a maior e mais importante exposição deste tipo já organizada nos Estados Unidos”.