Retrospectiva na Tate reunirá esculturas icônicas de Giacometti

0

Exposição grandiosa dedicada ao artista reunirá grupo de esculturas pela primeira vez desde que foram criadas, em 1956

Todas as seis “Woman of Venice” criadas em 1956 para a Bienal de Veneza serão reunidas pela primeira vez em 60 anos. Elas serão exibidas ao lado de mais duas esculturas desta série, que Giacometti apresentou na Kunsthalle Berne naquele mesmo ano. As obras foram especialmente restauradas e remontadas para a exposição da Tate Modern, em parceria com a Fondation Alberto et Annette Giacometti, de Paris. Uma oportunidade rara de ver este grupo importante de trabalhos frágeis como o artista vislumbrou originalmente.

Obras representam um marco na trajetória de Giacometti

Escolhido para representar a França na Bienal de Veneza de 1956, ele apresentou um grupo de esculturas em gesso recém-feitas para a exposição, todas retratando um alongado nu feminino, em pé. As obras representam uma etapa crucial no desenvolvimento artístico de Giacometti e foram o resultado do estudo de sua esposa Annette, um de seus modelos mais importantes. As esculturas podem ser vistas como um ponto culminante das experimentações ao longo da vida do artista para retratar a realidade da forma humana.

Leia mais: Obra de Picasso estabelece novo recorde em leilão da Sotheby’s

Embora Giacometti seja mais conhecido por suas figuras de bronze, a Tate Modern irá reposicioná-lo como um artista com um interesse muito mais amplo em materiais e texturas, especialmente gesso, argila e tinta. Ao longo de cerca de três semanas, Giacometti moldou cada uma das mulheres de Veneza em barro antes de fundi-las em gesso e reformulá-las com uma faca para acentuar ainda mais a sua superfície. A elasticidade e maleabilidade destes materiais permitiram-lhe trabalhar de forma inventiva. Giacometti também embelezou a superfície de várias obras da série com tinta vermelha e preta, um elemento importante de sua prática que só pode ser experimentado ao ver as esculturas de gesso originais.

Exposição abrangente

Graças ao inigualável acesso à extraordinária coleção e arquivo da Fondation Alberto et Annette Giacometti, a Tate Modern conseguiu reunir essas obras raramente vistas. O extenso projeto de restauração realizado pela Fundação oferecerá aos visitantes uma nova perspectiva sobre os métodos de trabalho de Giacometti. As obras foram devolvidas ao seu estado original mostrando as marcas de pintura e canivete não visíveis nos moldes de bronze posteriores. A exposição também incluirá outras esculturas de gesso importantes, desenhos e cadernos de desenho que nunca foram mostrados antes, incluindo The Nose c.1947-9, Medium Figure III 1948-9 e Woman Leoni 1947-58.

“Alberto Giacometti” estará em exposição na Tate Modern entre 10 de maio e 10 de outubro de 2017.

Share.

Leave A Reply