Pinacoteca de São Paulo terá unidade dedicada a arte contemporânea

0

Batizado de Pina Contemporânea, o anexo do museu fica a poucos metros da sede principal e será ocupado pelo acervo crescente de arte contemporânea do museu

Depois de anos de negociação, a Pinacoteca de São Paulo conseguiu a cessão do complexo arquitetônico onde funcionava o Grupo Escolar Prudente de Moraes, dentro do Parque da Luz. O espaço, desenhado pelo arquiteto Hélio Duarte e construído na década de 1950, dará abrigo a parte do acervo do museu, dedicado à arte contemporânea.

Além dos espaços expositivos, a nova unidade pretende também hospedar residências artísticas e outros programas de apoio a jovens artistas.

Com um investimento de R$ 5 milhões para adequar o prédio, a Pina Contemporânea deve sair do papel em 2018. O museu espera arrecadar esse valor junto à iniciativa privada, mas ainda não há outros detalhes sobre o projeto ou o funcionamento do espaço. A expectativa é para as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

O anúncio da expansão coincide com o fim da gestão de Tadeu Chiarelli, que em maio passará a diretoria para Jochen Volz, alemão radicado no Brasil e curador da 32ª Bienal de São Paulo e da participação brasileira na 57ª Bienal de Veneza, neste ano.

Share.

Leave A Reply