Depois de 28 anos à frente da Tate, Nicolas Serota dará lugar a Maria Balshaw, primeira mulher a ocupar este cargo
A Tate anunciou oficialmente Maria Balshaw como sua nova diretora, após semanas de especulação. Maria Balshaw, diretora da premiada Whitworth Gallery, bem como da Universidade de Manchester e Manchester City Galleries – que inclui a Manchester Art Gallery e a Gallery of Costume, sucederá a Sir Nicholas Serota neste que é um dos trabalhos mais poderosos no mundo internacional dos museus.
Balshaw liderou o remodelamento de 15 milhões de libras da galeria de Whitworth em Manchester. Em 2015, a galeria foi eleita como “Museu do Ano” recebendo um prêmio de £ 100 mil. Ela é altamente considerada como uma força motriz no renascimento cultural da cidade.
Leia mais: Nova Tate Modern recebe um milhão de visitantes em um mês
A busca por um substituto a Serota tem acontecido desde o ano passado. A tarefa de sucedê-lo não será fácil; Serota permaneceu por cerca de 30 anos sendo responsável por dar amplitude a Tate Modern, assim como a Tate St Ives e Tate Liverpool. Ele agora assumirá o cargo de Presidente do Conselho de Artes da Inglaterra.
Com a indicação por parte do conselho do museu e a aprovação da Primeira-Ministra, Theresa May, Balshaw será a nona pessoa a ocupar a diretoria da Tate, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela era a candidata favorita, embora outros nomes como Tim Marlow e Iwona Blazwick foram cogitados desde que se sabia da saída de Serota.
Balshaw já adiantou como quer sua gestão à frente da Tate: artisticamente aventureira e culturalmente inclusiva.